Sala comercial para alugar: como escolher o local ideal


Compartilhar:

Todo profissional precisa buscar uma sala comercial para alugar, e os corretores de imóveis também. Se você não faz parte de uma imobiliária de grande porte, alguns cuidados adicionais devem ser tomados antes de assinar o contrato para garantir que você conseguirá cumprir com as dívidas financeiras que assumir.

Apesar da ansiedade, especialmente para quem vai iniciar um novo negócio, o momento de escolher o escritório ideal requer cautela e uso da razão no lugar da emoção. Diversos pontos devem ser considerados e analisados com calma para garantir o melhor negócio. Para ajudar, confira algumas dicas para escolher a sala comercial para alugar que mais combina com você e com seu negócio.

Analise suas necessidades em um ponto comercial

Antes de iniciar as buscas pela sala comercial, descubra quais são as suas principais necessidades no imóvel. Quantidade de colaboradores, possíveis visitas de clientes, infraestrutura necessária e até mesmo quantidade de móveis e equipamentos são fatores cruciais.

Ao buscar uma sala comercial para alugar, vale a pena avaliar também a infraestrutura oferecida pelo condomínio predial. Para salas pequenas, pode valer a pena um aluguel ou condomínio mais caro, mas que ofereça serviços como portaria, recepção e salas de reunião para uso coletivo. Já se o escritório em si for maior, com poucos funcionários, é possível montar a sala e a recepção no próprio imóvel comercial.

Preço do aluguel comercial

No geral, o aluguel comercial é um pouco mais caro do que o residencial em um mesmo bairro. Apesar de parecer tentador, a legislação brasileira não permite que um imóvel residencial seja alugado e transformado em comércio ou prestação de serviços sem modificar o registro do imóvel. Por isso, fique atento para não correr riscos.

Existem diversas formas de saber se o preço cobrado pelo imóvel condiz com a média da região e de um outro local com as mesmas dimensões e características. Ao determinar o bairro que deseja para seu negócio, avalie o preço médio da região antes de buscar o escritório ideal.

Outro ponto importante relativo ao preço do imóvel é se ele condiz com a condição financeira da sua empresa. Por mais que uma sala comercial grande, bem decorada e em um bairro nobre seja um enorme desejo, verifique se o orçamento mensal disponível será suficiente e também se realmente é necessário esse investimento.

Localização

A localização da sala comercial também é importante, além do preço da região. Nem sempre vale a pena morar em um ponto da cidade e precisar percorrer grandes distâncias diariamente para ir e voltar do trabalho.

Caso você trabalhe principalmente com imóveis de um bairro específico, montar o escritório nesse local pode ser uma boa ideia. Verifique também o entorno do empreendimento, se é seguro, bem iluminado, se possui alternativas de transporte, bolsões de estacionamento e outros detalhes que podem fazer a diferença tanto para você e seus colaboradores quanto para seus clientes.

Documentos e contrato

Para montar sua sala comercial com segurança e não sofrer problemas que possam afetar seu funcionamento, analise com cuidado todos os documentos que um prédio comercial precisa para funcionar. Laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros, escritura, registro do imóvel e ausência de pendências judiciais do prédio e do proprietário do imóvel.

Quando encontrar o local ideal, verifique todos os pontos do contrato de aluguel comercial. Se achar necessário, busque a ajuda de um advogado imobiliário para analisar todos os prazos, valores, índice de reajuste, forma de pagamento e demais detalhes do documento.

Encontrar uma sala comercial para alugar requer pesquisa e análise, mas ao ter cuidado, você economiza e evita contratempos. Ficou com alguma dúvida? Pergunte para a gente nos comentários.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *