Aquecimento imobiliário para 2018: quais as perspectivas?


Aquecimento imobiliário para 2018

O mercado imobiliário e o setor de construção civil são uns dos principais pilares da economia brasileira. Além de mobilizar bilhões de reais todos os anos, é responsável por gerar muitos empregos no país e, quando a maré para este lado não está favorável, é normal que isso reflita no cenário econômico como um todo. Com a crise dos últimos anos, o pessimismo dos profissionais da área tomou conta, mas a perspectiva é que 2018 seja diferente e que os números voltem a crescer. Você trabalha no ramo imobiliário? Quer saber se o setor voltará a crescer? Pensa em comprar um imóvel no ano que vem e quer tomar a decisão certa? Confira esse post e veja como está o aquecimento imobiliário para 2018 no Brasil e se vale a pena investir em imóveis em Curitiba!

Crise afetou poder de compra

A última crise econômica que atingiu o Brasil mudou bastante os gráficos do setor imobiliário. As pessoas já estavam cuidadosas na hora de gastar dinheiro e, para adquirir um imóvel, que exige altas quantias, isso ficou ainda mais evidente. Em contrapartida, a pouca procura fez com que o valor dos imóveis baixasse consideravelmente e, quem pôde, resolveu investir.

Com a diminuição da demanda, também foi possível barganhar e garantir mais sucesso na negociação. Por isso, apesar da crise e do número de vendas ter realmente diminuído, o cenário não foi tão desastroso por conta das facilidades de pagamento e taxas mais baixas.

Outro aspecto que fez com que o mercado imobiliário não se afetasse tanto foi o programa habitacional do Governo Federal, o Minha Casa Minha Vida. As regras do benefício mudaram e passaram a atingir famílias com renda maior, de até R$9 mil. Ou seja, se, por um lado, a crise afetou o poder de compra, de outro, houve concessão de crédito e pagamento facilitado.

O mercado imobiliário voltou a respirar ainda em 2017

Com a retomada do mercado imobiliário, os empregos do setor voltaram a aparecer e as pessoas começaram a confiar mais nesse tipo de investimento. É importante lembrarmos que, embora a economia oscile, um imóvel é sempre um bem durável fácil de se valorizar e sempre haverá uma parte da população apta a depositar seu dinheiro e suas esperanças na aquisição dos imóveis.

De um lado tínhamos o corretor de imóveis e as construtoras ansiosas para vender uma unidade imobiliária. De outro, pessoas querendo investir e loucas para colocar em ação toda sua persuasão e poder de barganha.

Ainda assim, com quinze minutos de passeio em um bairro central de uma cidade como Curitiba, por exemplo, é possível ver muitos imóveis disponíveis para venda. É daí que vem todo o otimismo com relação ao ano que vem.

Mercado imobiliário deve crescer no próximo ano

Como o número de imóveis disponíveis aumentou muito com o congelamento da economia, aqueles que têm dinheiro para investir podem se sentir no céu. Existem imóveis parados há anos e que podem ser negociados com até 40% de desconto. Os proprietários querem negociar e nem pensam em deixar aquela casa ou apartamento criando mais teias de aranha.

Além de não haver retorno financeiro com um imóvel sem interessados, é fato que uma construção se deteriora ano após ano e, assim, aos poucos, o dinheiro investido também vai indo pelo ralo. Por isso, se você dispõe de algum valor e pretende fazer um bom investimento, cogite a ideia de comprar imóveis no ano que vem. O setor imobiliário, embora tenha ficado enfraquecido no ano de 2016, é um dos investimentos mais seguros que existem.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Outra boa notícia para 2018 é que a taxa Selic deve diminuir para 8%. Isso faz com que as pessoas voltem a confiar nas cadernetas de poupança e acabem querendo investir no mercado imobiliário.

Para 2018, a ideia é que você, se pretender investir, espere um tempo antes de querer recuperar o dinheiro. Quando esta oferta toda de imóveis terminar, serão seus dias de glória. Quando se tem poucos imóveis e muitos interessados, o poder negociação vai todo para a mão do proprietário. Vale a pena esperar, não é mesmo?

Devo comprar um imóvel em 2018?

Se você tem alguma reserva financeira e desejar fazer render seu dinheiro, o mercado imobiliário promete provocar sorrisos em quem resolver investir. Ainda assim, antes de sair por aí comprando qualquer imóvel que caiba no seu bolso, procure seguir essas dicas.

Não precisa ser rico para investir no mercado imobiliário

Se você não teve a sorte de ser um grande herdeiro e ainda é uma pessoa comum que precisa economizar, saiba que você também pode ser um investidor. Você pode montar um grupo de investimento com familiares ou amigos. Esteja certo de que eles são confiáveis e dividam o valor do imóvel em cotas.

Procure imóveis na planta

Uma boa dica para investir gastando menos é procurar imóveis que ainda não saíram da planta. Nessa fase, as construtoras estão loucas para vender e arrecadar dinheiro para conclusão das obras, por isso, a negociação pode ser muito mais fácil.

Outra vantagem do imóvel na planta é que você pode personalizá-la completamente, aumentando cômodos, excluindo paredes e dando pitacos sobre o acabamento. Existem muitos apartamentos à venda em Curitiba que ainda estão criando forma, por isso, gaste um tempo fazendo uma pesquisa minuciosa.

Conheça o mercado imobiliário

Nunca é recomendável entrar de cabeça em um investimento sem antes saber em que terreno está pisando. Estude sobre o mercado e pesquise as taxas de juros que têm sido aplicadas antes de procurar por casas à venda em Curitiba.

Você também deve se informar sobre o valor do metro quadrado para evitar adquirir um imóvel superfaturado. Se ainda assim você não estiver seguro, uma ideia é contratar os serviços profissionais de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis habilitado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Esses profissionais são treinados e conhecem a fundo os trâmites e as leis que contemplam esse tipo de negociação.

Está otimista com o aquecimento imobiliário para 2018? Pretende investir no setor? Comece já sua pesquisa! Com cautela e conhecimento de mercado, você poderá procurar o imóvel ideal e ver seu dinheiro duplicar! Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e conscientize seus amigos sobre esse setor da economia que só cresce!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *