Como não perder clientes no mercado imobiliário


Geralmente, não é fácil encontrar clientes no mercado imobiliário para um determinado tipo de imóvel. Fatores como preço, localização e qualidade do imóvel podem atrair ou afastar os clientes.

Apesar das condições do imóvel, o corretor pode fazer um trabalho bem feito para divulgar as unidades, abordar o cliente da maneira correta e se apresentar de forma adequada e mesmo assim perder a clientela.

Por outro lado, existem técnicas precisas que podem ajudar o corretor a encontrar o caminho certo para não perder a sua carteira de clientes.

Geralmente, o grande erro do corretor é não identificar a necessidade latente do cliente e, muito menos se preocupar em estudar o perfil do potencial comprador.

Clientes no mercado imobiliário

Existem clientes específicos para imóveis específicos, muitas vezes quem compra um apartamento de três quartos não é igual ao outro cliente que compra um imóvel com um dormitório.

É necessário identificar o perfil e a necessidade de cada cliente. O potencial comprador que adquire um imóvel com três quartos possui família grande e precisa abrir uma home office em seu próprio lar? O comprador que adquire um imóvel com apenas um dormitório pretende morar sozinho o somente com a esposa?

Há vários perfis que precisam ser identificados e avaliados pelo corretor para que ele possa adequar as ofertas certas.

Relacionamento social

Nenhuma venda pode ser forçada. É importante ter um importante ciclo de relacionamento social, conquistando não somente o interesse comercial da pessoa, mas a credibilidade e a empatia.

Criar empatia é fundamental, mas nem todos os vendedores e corretores possuem esse talento natural, ainda mais quando são tímidos.

Nesses momentos é importante saber dialogar com as pessoas assuntos relacionados ao imóvel vinculando o lugar com os filhos, a proximidade do trabalho do potencial comprador, entre outros fatores.

A empatia cria familiaridade, contar uma história e ouvir histórias pode criar um elo de empatia e, muitas vezes, de amizade.

Quem é o seu cliente?

Dependendo do valor do imóvel, da localização e da descrição da unidade, é importante determinar quem será o comprador em potencial.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

O perfil do cliente pode estar vinculado à renda, trabalho, profissão, localização, origem, necessidades e desejos em relação a um determinado tipo de imóveis.

Apresentação

É fundamental que para não perder clientes no mercado imobiliário, o corretor saiba se apresentar corretamente usando roupa social ou social esporte.

Evitando usar pasta velha ou roupas amassadas. Além da apresentação visual, o corretor precisa ter a documentação em dia e as informações mais claras possíveis para orientar o futuro comprador.

Quando o potencial cliente some

O corretor deve manter contato com o possível cliente. Geralmente, é comum o potencial comprador sumir ou escolher outro imóvel similar por não se sentir seguro na compra.

Para evitar dúvidas, o corretor deve prometer telefonar para o comprador nos dias seguintes oferecendo abrir o imóvel para uma nova visita com a possibilidade de apresentar a unidade para o esposo ou a esposa que ainda não visitou o imóvel, por exemplo.

Para manter os contatos em dias, também é fundamental um banco de dados atualizado para determinar quais os clientes que desapareceram e quem podem retornar para tomar decisões de compra.

Evite a ansiedade

Para evitar perder o cliente no mercado imobiliário, o corretor não pode ser ansioso para fechar a venda. Existem clientes que possuem o interesse em comprar mas depende da liberação de um carro ou de uma documentação para liberar o valor financeiro necessário para a compra.

Conclusão

Podemos citar a necessidade de enxergar o mercado imobiliário no Brasil de maneira mais abrangente. Lembramos que a compra da casa própria é para a maioria dos brasileiros a maior realização da vida.

Portanto, o mercado imobiliário poderá ter muito crescimento no Brasil gerando novas oportunidades. Para manter o cliente, é fundamental conhecer as suas necessidades e perfil. Para cada pessoa existe um imóvel certo para oferecer.

Compartilhar: