6 dicas para melhorar a comunicação interna da sua imobiliária


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A comunicação interna de sua imobiliária é um diferencial muito forte na organização de informações, dados e base estratégica em relação ao mercado.

Geralmente, as empresas que atuam nesse mercado não investem em marketing e propaganda, muito menos em comunicação interna como forma de integrar investidores, clientes internos e colaboradores.

Normalmente, investir em comunicação está atrelado ao fator de atrair mais público e posicionar as vendas de marca e produto. Por outro lado, a equipe interna de uma empresa também precisa manter canais de comunicação para manter o ritmo e o planejamento de trabalho em dia.

A comunicação interna de sua imobiliária

Manter todos da equipe da empresa conectados é um dos passos essenciais da aplicação de uma boa comunicação corporativa e gestora.

É importante que a empresa, seja ela pequena ou grande, tenha percepção sobre a visão e missão da empresa, seus valores, crenças, resultados e objetivos.

A seguir vamos apresentar seis dicas para aprimorar essa conectividade comunicacional entre todos.

1 – Mantenha todos informados

É primordial manter todos os colaboradores internos e externos informados. Muitas vezes, informações dúbias ou mal descritas em briefings  e projetos pode prejudicar o trabalho do gestor, da equipe de contabilidade, dos redatores ou dos advogados que redigem contratos, entre outros membros da equipe.

No contexto da informação, é primordial realizar a divulgação de metas, resultados e novos projetos. Isso é parte de um diferencial que fortalece a confiança entre todos, eleva a empatia, o entendimento e a aceitação.

2 – Utilize os canais certos

Além do e-mail corporativo e do whatsapp, existem muitas ferramentas impressas e digitais que podem acelerar e otimizar o processo de comunicação interna da sua imobiliária.

Geralmente, uma ferramenta não será suficiente para dar conta do recado, é importante um profundo planejamento com diversos canais que se complementam para manter todos ligados.

3 – Faça pesquisas internas

Identificar temas e demandas internas ajudará muito a empresa. É importante conhecer cada assunto que envolve a empresa, dessa forma realize pesquisas internas periódicas. Em caso de dúvidas levante questões como:

  • Você se sente bem informado?
  • Quais assuntos gostaria de saber mais?
  • A partir das respostas dos funcionários, você tem uma pauta consoante às reais necessidades?
  • Quem é o seu público interno?

4 – Crie veículos e mídias internas

Uma das melhores maneiras de manter a coletividade da empresa sempre informada é com a criação de jornais, blogs, newsletters, dentre outras iniciativas.

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É importante que exista o mesmo conteúdo para todos os envolvidos nos e-mails, newsletters, exibição de vídeos, jornal mural, jornal impresso interno, intranet, entre outros.

5 – Redija conteúdo simples e direto

É fundamental criar e redigir conteúdos simples e claros, sem abusar demais em palavras difíceis. Não faça artigos longos demais e respeite as regras gramaticais.

Em certos casos, para melhorar a comunicação interna da sua imobiliária, evite a linguagem técnica e das expressões em inglês.

6 – Organize reuniões

A organização de reuniões para determinados temas e assuntos ajudará a elevar ainda mais o direcionamento dos assuntos e das soluções.

Em caso de falta de espaço, arraste as mesas ou alugue salas de reuniões.

Conclusão

Seja numa imobiliária ou numa empresa de outro ramo, a comunicação, mesmo interna, é uma via de mão dupla. Portanto, saiba emitir informações e saiba ouvir opiniões.

É fundamental abrir espaço para que os funcionários façam suas perguntas, expliquem seus posicionamentos diante dos fatos e expressem suas ideias.

Principalmente, em situações de erros ou de reclamações de clientes, valorize o cliente no mesmo nível do colaborador/funcionário e busque entender as dificuldades do colaborador.

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