A comunicação interna de sua imobiliária é um diferencial muito forte na organização de informações, dados e base estratégica em relação ao mercado.
Geralmente, as empresas que atuam nesse mercado não investem em marketing e propaganda, muito menos em comunicação interna como forma de integrar investidores, clientes internos e colaboradores.
Normalmente, investir em comunicação está atrelado ao fator de atrair mais público e posicionar as vendas de marca e produto. Por outro lado, a equipe interna de uma empresa também precisa manter canais de comunicação para manter o ritmo e o planejamento de trabalho em dia.
Manter todos da equipe da empresa conectados é um dos passos essenciais da aplicação de uma boa comunicação corporativa e gestora.
É importante que a empresa, seja ela pequena ou grande, tenha percepção sobre a visão e missão da empresa, seus valores, crenças, resultados e objetivos.
A seguir vamos apresentar seis dicas para aprimorar essa conectividade comunicacional entre todos.
É primordial manter todos os colaboradores internos e externos informados. Muitas vezes, informações dúbias ou mal descritas em briefings e projetos pode prejudicar o trabalho do gestor, da equipe de contabilidade, dos redatores ou dos advogados que redigem contratos, entre outros membros da equipe.
No contexto da informação, é primordial realizar a divulgação de metas, resultados e novos projetos. Isso é parte de um diferencial que fortalece a confiança entre todos, eleva a empatia, o entendimento e a aceitação.
Além do e-mail corporativo e do whatsapp, existem muitas ferramentas impressas e digitais que podem acelerar e otimizar o processo de comunicação interna da sua imobiliária.
Geralmente, uma ferramenta não será suficiente para dar conta do recado, é importante um profundo planejamento com diversos canais que se complementam para manter todos ligados.
Identificar temas e demandas internas ajudará muito a empresa. É importante conhecer cada assunto que envolve a empresa, dessa forma realize pesquisas internas periódicas. Em caso de dúvidas levante questões como:
Uma das melhores maneiras de manter a coletividade da empresa sempre informada é com a criação de jornais, blogs, newsletters, dentre outras iniciativas.
É importante que exista o mesmo conteúdo para todos os envolvidos nos e-mails, newsletters, exibição de vÃdeos, jornal mural, jornal impresso interno, intranet, entre outros.
É fundamental criar e redigir conteúdos simples e claros, sem abusar demais em palavras difÃceis. Não faça artigos longos demais e respeite as regras gramaticais.
Em certos casos, para melhorar a comunicação interna da sua imobiliária, evite a linguagem técnica e das expressões em inglês.
A organização de reuniões para determinados temas e assuntos ajudará a elevar ainda mais o direcionamento dos assuntos e das soluções.
Em caso de falta de espaço, arraste as mesas ou alugue salas de reuniões.
Seja numa imobiliária ou numa empresa de outro ramo, a comunicação, mesmo interna, é uma via de mão dupla. Portanto, saiba emitir informações e saiba ouvir opiniões.
É fundamental abrir espaço para que os funcionários façam suas perguntas, expliquem seus posicionamentos diante dos fatos e expressem suas ideias.
Principalmente, em situações de erros ou de reclamações de clientes, valorize o cliente no mesmo nÃvel do colaborador/funcionário e busque entender as dificuldades do colaborador.