O atendimento humanizado é uma forte tendência na maioria das empresas e instituições de todo o mundo. Além de uma tendência, é uma preocupação cada vez mais presente em diferentes segmentos de mercado, principalmente, no setor imobiliário.
Atualmente, empresas e clientes utilizam cada vez mais plataformas digitais para se comunicar e negociar ofertas, incluindo aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais para anunciar e fechar negócio.
Nesse ambiente de comunicação tecnológica torna-se um diferencial atender as pessoas com humanidade, profundidade e respeito ético.
Geralmente, o uso excessivo de aplicativos de comunicação pode esfriar o contato entre cliente e ofertante, mas com bons esforços a aplicação de uma cultura organizacional dedicada para atender melhor, tudo pode evoluir de modo diferente.
A busca por uma maneira de atender melhor as pessoas com respeito e interesse nas necessidades e poder de escolha do cliente é uma forte tendência nas empresas que se preocupam com o mercado consumidor.
O mercado, mesmo utilizando mecanismos tecnológicos para anunciar, vender e fechar negócio ainda é feito por ser humanos, por pessoas que possuem sonhos e objetivos.
O processo de humanização ao vender ou atender o cliente está ligado com um conjunto de práticas e recursos dedicados para a consolidação do relacionamento entre profissionais e cidadãos (também clientes).
Essa busca exige do atendente e vendedor saber reconhecer o sofrimento, a necessidade, o desejo e os reais problemas que o cliente precisa resolver através da compra ou locação de um novo imóvel para a sua vida pessoal ou profissional.
O atendente, o imobiliário ou corretor precisa ouvir as dúvidas do cliente, principalmente as suas opiniões, considerando-as um dos pontos-chave de um trabalho bem feito.
De maneira honesta e respeitosa é possÃvel criar um vÃnculo entre clientes e representantes da venda no processo de atendimento humanizado no mercado imobiliário.
Dessa forma, podemos considerar que um atendimento de qualidade feito por uma imobiliária ou corretor facilita a vida do cliente e o deixa satisfeito.
Sabemos que consumidores satisfeitos simbolizam a excelência de atendimento melhorando a imagem de uma empresa perante os profissionais e o mercado como um todo.
Os esforços na melhoria do atendimento da imobiliária exige comprometimento de toda a equipe focando sempre no cliente e nas suas necessidades.
Durante os dias de trabalho, o corretor de imóveis pode ter que apresentar diferentes tipos de imóveis e lidar com diferentes tipos de clientes, e enfrentar as tradicionais objeções de vendas.
É importante sempre respeitar as dúvidas e perguntas do cliente, mesmo que ele seja considerado difÃcil.
O fator emocional pode incentivar o por quê de um cliente escolher um apartamento pequeno, uma casa grande com piscina ou até mesmo uma cobertura dependendo de suas necessidades de moradias e objetivos.
Em certas situações a emoções do cliente podem estar mais à flor da pele quando existe uma emergência por escolher logo uma nova moradia.
Muitas vezes, o cliente já passou por outras imobiliárias, já foi mal atendido ou ainda não encontrou o que deseja.
Dessa forma, o cliente já chega repleto de objeções e dúvidas, pois ele pode chegar já predisposto para ser mal atendido, e se você e sua empresa possuem um atendimento humanizado você poderá encantá-lo e gerar um diferencial.
Portanto, nunca leve para o lado pessoal, mesmo que o corretor esteja passando por um dia difÃcil sem condições de enfrentar objeções (adiamento de decisão de compra) e dúvidas excessivas.
Em certos casos é importante que a imobiliária ou corretora oriente e treine seus vendedores para saber lidar com as emoções e as objeções como um todo.
Geralmente, o cliente espera encontrar um corretor que seja um grande conhecedor do mercado e possa antecipar suas necessidades.
A humanização gera proximidade e identificação entre ambas as partes, fatores que devem ser iniciados pelo vendedor, o corretor precisa estar sempre atento e sempre preparado, conhecer o produto e o mercado.
É importante focar nas necessidades do cliente, enxergando a solução e não somente a venda. Sendo assim, o foco do corretor de imóveis não está na venda, mas em gerar solução.