8 Dicas de Gestão Financeira para sua Imobiliária


Compartilhar:

A gestão financeira para imobiliárias pode ser um pouco complicada de ser feita por conta de toda a sua volatilidade e consequentemente uma previsão de receitas não bem definidas. Por conta disso, se torna ainda mais importante ter uma gestão financeira que seja bem aplicada ao negócio do ramo de imobiliárias.

Quando o assunto é finanças, até mesmo na vida pessoal, muitas pessoas se enrolam. No mundo dos negócios isso também acontece, no entanto é importante ajustar a gestão financeira da empresa, já que ela é uma das peças chaves do negócio, podendo inclusive levar à falência quando mal administradas.

Você é um profissional da área ou possui uma imobiliária? Então o texto vai ajudá-lo(a) a entender como fazer uma boa gestão financeira para a sua imobiliária. Veja até o final…

8 dicas de gestão financeira para imobiliárias

1 – Tenha metas e objetivos

Para tudo na nossa vida é necessário ter um bom planejamento, principalmente quando o assunto é dinheiro. Por conta disso, inicie a gestão financeira do seu negócio estabelecendo metas e objetivos que você deseja alcançar em seu negócio e compartilhe isso com a sua equipe, para que todos se engajem com os mesmos objetivos e metas.

Os objetivos e metas devem caminhar lado a lado, por isso defina objetivos claros com metas alcançáveis. Os objetivos são uma descrição do que você deseja conseguir, já a meta são tarefas e meios pelos quais você conseguirá atingir o seu objetivo.

2 – Determine e utilize indicadores de desempenho

Depois de ter de forma bem clara para você e sua equipe os objetivos e metas, é importante que você defina quais são os seus indicadores de desempenho. Tais indicadores serão responsáveis por mostrar dados concretos do seu negócio, fazendo com que seja possível verificar quais as métricas devem ser ajustadas.

Além disso, esses indicadores irão te ajudar a saber se a sua gestão está funcionando ou não, contribuindo assim para melhorias e manutenção na gestão financeira.

3 – Não misture a sua vida financeira pessoal com a profissional

Uma dica de gestão financeira para imobiliária clichê, mas não menos importante, é saber separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Por isso é importante que você entenda os princípios da gestão financeira e separe o seu dinheiro do dinheiro da sua empresa.

Quando você não tem essa separação, você não consegue analisar a realidade dos seus resultados e ainda coloca em riscos os lucros da sua imobiliária.

Para conseguir separar a sua gestão financeira pessoal da gestão financeira da sua empresa, trate as duas de forma independente, isso será melhor para o seu bolso e também para a sua empresa, pois impede que você utilize dinheiro da imobiliária para a vida pessoal ou vice e versa.

4 – Tenha um sistema de cobranças que funcione

Um dos problemas que mais afetam o setor imobiliário é a inadimplência de alguns clientes. Sendo assim, é importante ter um setor de cobranças que funcione e que monitore o pagamento dos clientes.

Para te ajudar nisso, você pode usar a tecnologia ao seu favor. Se não tem recursos para arcar com um software mais específico, use planilhas no Excel. Use e atualize essas planilhas constantemente, fazendo com que um pagamento atrasado possa ser identificado imediatamente para que assim possa ser cobrado.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

5 – Faça um planejamento financeiro e orçamentário

O planejamento financeiro é essencial na gestão financeira para as imobiliárias. Ele irá ajudar a organizar o caixa da empresa e ainda ajudará a contar com a imprevisibilidade de receitas.

Inicialmente crie um plano orçamentário para a sua gestão financeira, pois com ela você define os seus objetivos financeiros em determinados períodos e consegue melhor direcionamento para alcançar suas metas do plano financeiro.

6 – Adote o sistema tributário mais adequado

O sistema tributário do Brasil é um dos mais complexos, cheio de burocracias e detalhes. Você sabia que por conta disso você pode estar pagando mais tributos do que o necessário?

É possível pagar menos impostos e se manter ainda assim dentro da lei e para que isso aconteça basta que você adote um sistema de gestão financeira adequado para a sua imobiliária, assim como também possua um planejamento tributário para tal.

7 – Faça investimentos importantes

Investir é necessário para a contribuição da sua gestão financeira. No entanto, você deve investir em coisas que realmente sejam importantes e necessárias.

Investimentos importantes podem ser o treinamento da sua equipe, investimento em softwares mais específicos e até mesmo contratações chaves.

8 – Use a tecnologia a favor do seu negócio

Você pode e deve usar a tecnologia para te ajudar com a gestão financeira para a sua imobiliária, até porque a tecnologia veio e evolui para facilitar nossas vidas.

Com o uso da tecnologia você consegue ter uma maior precisão de detalhes, evita erros, consegue análises de dados mais profundas rapidamente, economiza tempo e ainda consegue automatizar processos.

Resumindo

A gestão financeira para imobiliárias é importante para manter a saúde da sua empresa. Porém, com todas as dificuldades que o setor enfrenta, é necessário um pouco mais de cuidado com relação às medidas que tomamos com relação às finanças.

Mas com essas 8 dicas financeiras, fica mais fácil de conseguir colocar uma boa gestão em prática e assim sair do vermelho, se essa for a sua situação.

Compartilhar: