A cobrança de aluguel pode parecer algo corriqueiro e normal no fechamento do ciclo de trinta dias para a realização do pagamento, porém pode envolver problemas em casos de atraso ou de reavaliação de contrato de locação.
No caso de uma locação, o contrato pode apresentar as principais obrigações, direitos e deveres do locador (proprietário) e do locatário (a pessoa que aluga o imóvel), descrevendo também os valores e política de juros possíveis a serem aplicadas em casos de atraso, adiamento da cobrança ou renovação contratual.
Neste artigo daremos algumas dicas importantes para manter uma relação estável e positiva com o inquilino.
No contrato de locação, dentre as obrigações do inquilino, temos a do pagamento do valor mensal do aluguel.
Seja um imóvel alugado direto com o proprietário ou por meio de uma imobiliária, o preço mensal deve ser obedecido e pago pelo inquilino, em casos de atraso poderão ser cobradas multas pelo atraso e até mesmo gerar condições para uma cobrança judicial em casos de atrasos muito longos ou de quebra de contrato.
Caso você seja locador ou administrador de imobiliário, nunca ameace logo o inquilino. É importante sempre conversar, compreender o por quê do atraso e até mesmo oferecer parcelamento da dívida acumulada sem comprometer o pagamento dos próximos meses.
Aquela imagem do proprietário que logo aparece na porta cobrando pelo aluguel de forma enérgica pode prejudicar a sua relação com o atual inquilino e até mesmo manchar a sua imagem de administrador no mercado quando, no futuro, o imóvel estiver vazio em busca de novos locatários.
Como falamos anteriormente, apesar de você também precisar da renda gerada com os aluguéis do imóvel, seja compreensivo, afinal não é todo dia que você consegue conquistar um cliente para alugar seu imóvel.
Caso o atraso seja muito longo, entre em contato com o cliente, e procure conversar com ele calmamente sobre o atraso.
Mostre que você é um amigo comercial procurando por notícias de seu cliente amigo, e saiba tocar no assunto do atraso e do endividamento.
Caso o cliente não atenda, tente enviar uma notificação impressa de atraso. Além de entregar a notificação na portaria do prédio ou na entrada da casa, envie a notificação via e-mail, WhatsApp e telefonema.
Evite utilizar as redes sociais e muito menos faça cobrança pública para não gerar constrangimentos.
Nunca utilize um tom ameaçador para não perder a razão, afinal o pagamento do aluguel é uma condição financeira para o inquilino morar ou usar o imóvel.
No início do contato evite utilizar termos como “dívida”, “me pague logo”, “vou processar você”, entre outras que não servem para criar um bom relacionamento.
Em muitos casos, você mesmo pode oferecer ajuda para o inquilino conseguir um emprego novo, uma indicação de trabalho ou de conseguir novos clientes caso o inquilino seja um empreendedor e precise gerar renda extra.
Mesmo que este não seja o caso, saiba compreender a situação do cliente oferecendo outras opções de pagamento.
Mesmo que os juros já estejam sendo aplicados sobre o valor em atraso, ofereça um novo prazo para pagamento dos aluguéis em débito com abatimento de parte dos juros.
Outra possibilidade é parcelar o valor dos meses em débito sem comprometer os valores a serem pagos nos meses futuros. Essa prática é muito utilizada para os imóveis comerciais.
Outro fator a ser levado em conta é o histórico de pagamento do cliente, podendo o atraso ser considerado como uma situação fora do normal justificando um tratamento respeitoso e amigável.
Em caso de inquilino irresponsável que ameaça depredar o imóvel ou abandoná-lo, a situação poderá exigir ações judiciais e até mesmo a quebra do contrato.
Porém, antes de alugar o imóvel avalie o perfil, a renda e o histórico do cliente nas agências de crédito.
Portanto, existem muitas maneiras de saber agir para não perder o cliente e não desgastar uma boa relação comercial com o inquilino.
Perder um cliente por desentendimentos pode ser ruim para o futuro de seu negócio no setor. Mas, saiba equilibrar os direitos e deveres de cada parte para a busca do melhor entendimento possível.