10 dicas para valorizar o imóvel para venda


Compartilhar:

Como valorizar o imóvel para a venda? Sabemos que vender imóveis não é uma tarefa fácil, seja para o proprietário, corretor e demais tipos de intermediadores.

Porém, ao decidir oferecer um imóvel no mercado é importante desenvolver um conjunto de iniciativas e qualidades para atrair clientes em potencial.

É importante despertar o interesse do público direto e indireto. O público direto é formado pelo perfil de cliente que de fato se interessaria pela casa, apartamento ou sala comercial por fatores pessoais ou profissionais e o indireto seria formado por pessoas que não teriam interesse, mas indicariam para seus melhores amigos.

Mas, sabemos que o mercado imobiliário tem se tornado cada vez mais concorrido e exigente. Gerar um diferencial na apresentação da propriedade é um dos primeiros passos.

Como valorizar o imóvel para venda?

Quando o corretor, a imobiliária ou o próprio proprietário decide colocar o imóvel à venda, a grande preocupação é avaliar o valor da propriedade.

Conhecer o preço de mercado, a margem de retorno ou se houve valorização nos últimos tempos são fatores que preocupam logo no início.

Por outro lado, não são todos os compradores em potencial que reconhecerão determinado preço em relação ao valor real da propriedade para realmente valer a pena comprar.

Ao decidir negociar uma casa ou apartamento é importante realizar melhorias na edificação, na arquitetura interna, garantir a segurança das instalações elétricas e hidráulicas, além de outros fatores que deixarão o cliente mais seguro da compra.

A manutenção certa

Independente do tempo para venda, é importante realizar o reparos necessário e sempre fazer a manutenção do imóvel. Manter a propriedade sempre limpa, reformada e segura ajudará a atrair bons compradores.

10 dicas para valorizar melhor

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

A seguir apresentamos dez dicas importantes para melhorar as condições do imóvel para acelerar o seu processo de venda no mercado imobiliário:

1 – Faça uma vistoria

Antes de tomar qualquer decisão, é importante fazer uma vistoria geral nas condições do imóvel, podendo fazer pequenos reparos posteriores ou uma grande reforma completa.

A vistoria abrange avaliação sobre fachada, fechaduras, rachaduras, torneiras, vazamentos, instalações e trocas de portais, portões e janelas.

2 – Documentação

É importante manter a documento do imóvel em dia para acelerar qualquer processo de negociação e de repasse de escritura para o comprador. É fundamental que o proprietário tenha a escritura em dia e em seu nome.

Outras documentações importantes são referentes à planta da propriedade, seja casa, apartamento ou sala comercial.

3 – Contas pagas

É importante que a propriedade esteja com todas as contas e taxas pagas como IPTU, condomínio, impostos municipais, taxa de incêndio e outras a serem pagas antes da realização da venda.

4 – Renovação do piso

Em certos casos, é importante trocar e renovar os pisos, isso ajuda a valorizar o imóvel para a venda, quando o comprador percebe que não terá o trabalho de quebrar o chão da casa ou do apartamento.

Em certos casos, dependendo da cor aplicada na parede durante a pintura, a troca da cor do piso também será necessária.

5 – Revise instalações elétricas e hidráulicas

Na maioria dos casos, o comprador não gosta de comprar um imóvel que esteja com as instalações comprometidas sob o risco de ter que fazer obras para a troca de canos ou de fiação elétrica.

6 – Móveis planejados

Caso o proprietário tenha o desejo de colocar mobília na casa ou apartamento, ele pode optar por colocar móveis planejados, gerando um ambiente mais organizado.

7 – Invista em materiais de qualidade

Em caso de obras, renovação da decoração ou de reforma geral é importante investir em insumos e materiais que duram bastante e que mantenham a qualidade do local sem maquiagem.

8 – Instale iluminação adequada

Para cada tipo de ambiente é importante investir na iluminação certa. É importante ter cuidado para selecionar a luz certa para cada tipo de cômodo interno e nas áreas externas.

9 – Organize ambientes leves

Apresente para o potencial comprador as melhores características do imóvel. Colocar uma porta e um portão de qualidade gera uma boa percepção, por exemplo.

Na área interna, saiba organizar um ambiente leve para que todos os interessados se sintam bem no local.

10 – Faça um bom anúncio

Depois que todos os detalhes acima estiverem organizados e completos, faça fotos e vídeos e veicule nas redes sociais ou nos aplicativos de compra e venda

Conclusão

Neste artigo, apresentamos as melhores dicas para valorizar o imóvel para venda, sendo importante seguir cada etapa com atenção e dedicação.

Compartilhar: