Entenda o que é o valor venal do imóvel


Quando falamos em valor venal do imóvel, ao desenvolver um projeto de compra e venda é importante ter atenção em relação ao valor da propriedade.

Alguns profissionais da área de corretagem podem ter alguma dúvida sobre esse tipo de valor, principalmente para diferenciá-lo do valor de mercado do produto.

Frequentemente, essa é uma dúvida muito comum que sempre surge durante a negociação do imóvel considerando que o indicador desse tipo de valor sempre gera impactos sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Sendo assim é importante ter boa compreensão sobre o conceito do significado desse valor e seu tipo de cálculo como importante função no mercado imobiliário.

O que é o valor venal do imóvel?

Ao falarmos sobre esse tipo de valor estamos lidando com uma base de cálculo utilizada pelas prefeituras de cada cidade e que orienta o cálculo do IPTU.

Trata-se de um indicador gerado pela prefeitura considerando um conjunto de critérios a serem avaliados em relação ao imóvel. Porém, quando a prefeitura faz o cálculo sobre o imóvel considerando diferentes indicadores ainda não temos a base venal de valor.

Pois, por outro lado, o mercado imobiliário tem seus próprios critérios de avaliação para definição do valor de valor.

Geralmente, a base venal calculada pela prefeitura costuma ser mais baixa do que o preço real de mercado. Pois, o objetivo não é calcular um preço para revenda, mas gerar um valor médio que possa servir de parâmetro para as cobranças do IPTU em determinada localidade.

Conceitualmente, trata-se de um importante indicador usado pela prefeitura e que pode servir como base inicial para o corretor de imóvel. Ele serve como uma orientação inicial para estipulação de preço de mercado considerando diferentes critérios.

Os critérios podem abranger o tamanho do imóvel ou da propriedade, o bairro, o ritmo de valorização de mercado e entre outros fatores.

Variação

O valor venal do imóvel é oriundo do valor referencial do imóvel considerando os critérios do Poder Público, no caso a prefeitura. Ressaltamos que esse tipo de cálculo pode variar de município para município.

É fundamental conhecer a média venal do imóvel, considerando que esse valor não é o mesmo do valor de venda do imóvel, mas serve como referência.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Para os corretores, esse tipo de valor definido pela prefeitura pode servir como base de cálculo para geração do valor de mercado para compra e venda, um parâmetro de cálculo para impostos e taxas e para definição de um valor melhor para a venda final.

A finalidade

Alguns profissionais podem se perguntar sobre a finalidade desse tipo de cálculo, como falamos anteriormente, ele é usado para definir o valor do IPTU, o valor médio do imóvel segundo critérios do poder público e servir como parâmetro para precificação final do valor do imóvel no mercado de compra e venda.

​Impostos

Considerando o cálculo de impostos, esse tipo de valor definido pela prefeitura também pode servir como referência para definição de taxas e cobranças de impostos a serem pagas pelo proprietário ou pelo comprador do imóvel.

O nível de valor venal pode influenciar sobre o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Base para o mercado

Muitas vezes, quando o corretor não conhece o valor do imóvel e a média do mercado de uma determinada localidade, ele pode consultar a base venal para acrescer outros atributos qualitativos do imóvel para definir um valor final para venda do imóvel.

Além dos critérios definidos pela prefeitura, o corretor pode considerar valores agregados do imóvel para acrescer sobre o valor do imóvel como a localidade, acessibilidade, quantidade de cômodos, serviços e proximidade com a área comercial do bairro ou cidade, entre outros fatores.

Os corretores mais experientes se baseiam nos dois indicadores, o definido pelo Poder Público e o definido pela média de mercado, considerando também os atributos e pontos de diferenciação do imóvel perante o mercado de compra e venda.

Conclusão

Portanto, quando falamos em valor venal do imóvel estamos lidando com uma avaliação de valor da propriedade definido pelo poder público municipal, podendo esse mesmo valor servir como parâmetro inicial para definição do valor de compra e venda no mercado.

Devemos ressaltar, que todo tipo de imóvel possui esse valor definido pela prefeitura envolvendo a taxação do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

Sempre lembrando que o valor venal sempre será diferente do valor de mercado do imóvel.

Compartilhar: