É possível negociar imóveis em grupos do Facebook? Esta prática tem sido cada vez mais comum e se transformou em grande oportunidade de trabalho para corretores de todo o Brasil.
Sabemos que essa rede social está entre as mais acessadas em todo o mundo, e tem gerado novas oportunidades para negociação de compra e venda de diversos tipos de produtos, incluindo imóveis.
O setor imobiliário passou a enxergar uma nova oportunidade com o uso de redes sociais para apresentação de imóveis, desenvolvimento de ofertas e captação de novos clientes.
Apesar do crescimento de outras redes sociais, uma das principais forças do Facebook é a criação e manutenção de grupos onde os usuários se relacionam e trocam informações de maneira mais direta.
Nos dias atuais, a negociação de imóveis através desses grupos tornou-se cada vez mais comum e tem ampliado as possibilidades estratégias para os corretores que também atuam através de plataformas digitais.
Utilizar a maior rede social do mundo é uma grande oportunidade para diferentes tipos de negócios presenciais e digitais. Por outro lado, é essencial saber utilizar a rede social como forte canal de veiculação de ofertas e captação de novos clientes.
A seguir apresentamos importantes dicas de como proceder com as ofertas de imóveis nos grupos da maior rede social do mundo.
Sabemos que no Facebook existe uma infinidade de grupos sobre diferentes assuntos e temas. O grande foco da rede social é incentivar as pessoas a trocarem informações, opiniões e manter relações sociais com pessoas do mesmo interesse.
Para o corretor, talvez participar de um grupo sobre “cinema” pode não ser oportuno para veicular ofertas de imóveis. Por outro lado, participar de grupos relacionados a cidades, pontos turísticos, viagens, namoro e casamento e ao mercado em geral pode ser mais oportuno para postar dicas e anúncios de imóveis.
Dentro do Facebook já existem grupos dedicados somente para imóveis, sendo importante se existe alguma região geográfica específica para o grupo.
As pessoas gostam de ver novidades nos grupos, se a oferta de um imóvel é atrativa feita com boas fotos de qualidade, com certeza boa parte dos participantes do grupo terão interesse em visualizar as ofertas de imóveis.
Na internet, jamais devemos forçar uma venda, é fundamental investir em uma comunicação espontânea e qualitativa que possa gerar interesse.
Considerando o cliente potencial que faz pesquisas na internet para encontrar imóveis, esse perfil de cliente está querendo fugir das burocracias das imobiliárias tradicionais e receber informações resumidas e orientadas.
As divulgações devem considerar a experiência do cliente, valorizando a localização de cada imóvel, as vantagens e os benefícios de comprar ou alugar determinado imóvel.
É fundamental oferecer o link de acesso do site da imobiliária ou do WhatsApp do corretor responsável.
Além de postar as ofertas, participe de alguma forma dos grupos, curta as postagens de outros membros, acompanhe as principais publicações e procure conhecer as demandas e necessidades do público que utiliza o grupo.
Para negociar imóveis em grupos do Facebook é fundamental conhecer o perfil dos usuários e identificar seus hábitos, além de suas necessidades.
Em muitos casos, quando os grupos já existentes e pertencentes a outros administradores não veiculam as postagens do corretor, é indicado abrir o seu próprio grupo.
A adição de membros pode ser realizada convidando os próprios amigos do Facebook e enviando convite para amigos de amigos.
Outra dica é divulgar o grupo no blog da imobiliária ou na descrição do perfil do WhatsApp ou página oficial (fanpage) do corretor.
Devemos lembrar, que os usuários de Facebook criam grupos para veicular divulgações de produtos e serviços. O mesmo tem acontecido com o mercado de imóveis.
Portanto, avaliando o Facebook como uma importante rede social, devemos considerar que nela já existem vários grupos de imóveis criados pelos usuários que, muitas vezes, não são corretores.
Porém, os profissionais das áreas já estão aprendendo a considerar a criação e manutenção de grupos como oportunidade de geração de público potencial (lead) e para veiculação de ofertas