Quem é o Broker e como ele atua no mercado imobiliário?


Atuar como broker no mercado imobiliário tem sido cada vez mais comum no mercado de imóveis. Atuar nesse mercado permite vivenciar infinitas experiências, incluindo a venda de imóveis de alto padrão.

A construção e venda de imóveis de alto padrão tem crescido bastante no Brasil e no mundo, sendo este mercado bastante oportuno para o private broker.

Estamos falando de um profissional dedicado às informações e dados de um segmento imobiliário de altíssimo envolvimento e que lida com imóveis que apresentam alto valor financeiro para compra e venda e alto valor qualitativo a ser agregado na oferta.

Neste artigo falaremos mais sobre essa atuação profissional e seu crescimento no mercado atual.

O Broker no mercado imobiliário

A palavra “broker” tem origem na língua inglesa, mas deriva do francês “broceur” que significa “pequeno comerciante”.

Com o passar do tempo, a partir dos anos 1980, essa palavra passou a ser usada para designar operadores individuais ou instituições financeiras que atuavam no mercado financeiro.

Na prática, o broker pode ser uma pessoa física, jurídica ou grupo de profissionais que realiza a intermediação de processos de compra e venda de ativos.

Quando o negócio é finalizado, o profissional recebe uma comissão por cada transação.

O segmento de imóveis

Assim como tem ocorrido com várias áreas de atuação financeira, o segmento de imóveis também tem passado por um processo de diferenciação de produtos e serviços.

Imóveis de alto padrão ou considerados de luxo deixaram de ser considerados como algo distante ou oferecido para poucos, dependendo da renda e do processo de escolha de cada cliente.

Nesse caso, o broker é um corretor mais especializado em imóveis de alto padrão que podem servir não somente para compra e venda, mas também para intensificação de investimentos.

Enquanto que o corretor comum se dedica a selecionar apenas um imóvel de padrão médio para um único cliente por oferta, o broker enxerga o mercado de imóveis como uma área de investimentos.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

O Private Broker atua como um corretor exclusivo, oferece atendimento personalizado e possui amplo domínio sobre o segmento em que atua.

Por exemplo, ao considerar o broker no mercado imobiliário, existe o profissional que atua na oferta de salas comerciais de alto padrão, que atua para oferta de compra e venda de mansões, de apartamentos de altíssimo padrão ou que consegue oferecer diferentes tipos de imóveis de alto padrão.

Tratamento diferenciado

O Private Broker oferece tratamento VIP para seus clientes, com consultoria dedicada e sigilosa, além de sigilo por se tratar de transações que envolvem alto volume de dinheiro.

Esse profissional também se dedica a reconhecer os riscos de cada negócio e antecipa cenários de ganho e de perda para seus clientes.

O perfil do cliente

Geralmente, o private broker sabe definir o perfil de cliente que pretende atingir e atender, oferecendo serviços dedicados de negociação e de cálculo de valores patrimoniais.

Benefícios

O principal benefício é atuar em um mercado que lida com grandes valores nas transações de compra e venda. Normalmente, o nível de comissão alcançado por cada venda é maior em comparação com os negócios convencionais fechados pelos corretores comuns.

O percentual líquido do broker é mais baixo, porém é aplicado sobre valores mais altos inerentes a imóveis de alto padrão e luxuosos.

Conclusão

Neste artigo apresentamos o broker no mercado imobiliário, sendo fundamental que esse profissional de alto nível saiba abordar os clientes certos para criar uma positiva rede de relacionamento.

Boa parte dos contatos podem ser acumulados no decorrer da carreira profissional e captados em diferentes oportunidades.

Vale a pena conhecer esse ramo de atuação profissional e identificar as etapas de crescimento profissional no setor.

Compartilhar: