Saiba como funciona o contrato digital e suas principais vantagens


Para facilitar o trabalho dos corretores de imóveis, as vantagens do contrato digital representam as principais novidades dos últimos tempos. Com ele é possível simplificar processos e transações imobiliárias de forma segura.

A digitalização dos contratos gera ganho de tempo, agilidade e organização de alto nível para as atividades imobiliárias. Esse documento envolve o uso de um sistema otimizado com atividades protocoladas que asseguram a versão digitalizada de documentos de compra e venda, e de outros tipos de documentos.

Neste artigo, apresentamos as melhores possibilidades que esse tipo de contrato oferece para corretores e empresas deste segmento de mercado.

​O que é o contrato digital?

É referente a uma versão digitalizada do modelo de contrato impresso, gerando a digitalização automática do documento e dos processos de forma mais simplificada, reduzindo o tempo da burocratização e gerando mais segurança para processos de compra e venda.

A sua implementação reduz também às constantes idas ao cartório ou aos correios para confirmação de firma, assinaturas e envio de vias para as partes interessadas.

Através desse tipo de sistema aplicado, todas as questões são resolvidas por meio de protocolos digitais e plataforma segura para a venda e compra de imóveis, e também para a locação de imóveis.

O processo de negociação

O processo de negociação torna-se mais rápido, registrado com facilidade e é concluído com a finalização da assinatura digital por intermédio do certificado digital.

Esse tipo de documento é bastante indicado para manter e concluir as negociações realizadas entre pessoas que moram e trabalham em cidades e regiões diferentes.

O documento digital pode ser compartilhado através de plataformas próprias da empresa, aplicativos de serviços imobiliários ou até mesmo via e-mail.

No Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação é indicado para verificar as autoridades certificadoras e confirmar a veracidade de cada protocolo digital, assinatura e registro em geral.

​Quais são as vantagens do contrato digital?

Esse tipo de contrato tem alcançado cada vez mais adesão por parte das imobiliárias e clientes. O primeiro motivo é a agilidade e a redução da burocracia a ser cumprida pelos usuários.

1 – Mais rapidez na negociação

Antigamente, os contratos tradicionais impressos precisavam ser registrados em cartório, emitir mais de duas vias e entre outras etapas que tornava todo o processo mais demorado, consumindo mais tempo da parte interessada em vender e da parte interessada em comprar.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Atualmente, através do contrato digital é possível fechar negócios, vendas e locação de imóveis de modo mais rápido sem a necessidade de emitir excesso de documentos impressos, registros em cartório e troca de documentos pelos correios.

2 – Mais segurança

Com o uso do contrato digitalizado os usuários contam com padronização estipulada pelo ICP-Brasil e autorizada pelo Governo Federal no Brasil. Todas as autorizações públicas e privadas protegem a validade dos processos e dos documentos emitidos digitalmente de forma limpa e segura.

3 – Redução de gastos

Com a aplicação de sistemas e emissão de contratos digitalizados temos também a redução de gastos financeiros com as tarefas de registros, com a redução de impressão e de taxas de escritório ou de cartórios.

​4 – A favor da sustentabilidade

Ao não ter a necessidade de imprimir todos os documentos envolvidos, os usuários e clientes ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes e não acumulam papel sem a necessidade.

Haverá menor escala de papel, energia e de caixas organizadoras, ajudando a economizar espaços e insumos.

Conclusão

Neste artigo apresentamos as principais vantagens dos contratos digitais que utilizam plataformas acessíveis e rápidas para diferentes etapas e processos de negociação no mercado imobiliário.

Sem falar na possibilidade do corretor e clientes acessarem todas as informações envolvidas através de tablet, smartphone ou computador pessoal.

A finalização do acordo exige somente a assinatura e certificação digital para a emissão rápida que é feita de modo simplificado e direcionado.

Depois de gerado e confirmado, esse tipo de contrato será mantido como um documento digital que poderá ser arquivado e até mesmo enviado por mensagem eletrônica, dessa forma permanecendo à disposição dos corretores e clientes em geral.

Ele é bastante indicado, principalmente, para corretores que buscam alcançar novos mercados locais e remotos através da internet e de oferecer mais rapidez e segurança para seus clientes.

Compartilhar: