Quais são os impactos do home office no mercado imobiliário?


Atualmente, devido à pandemia do coronavírus, tem crescido o home office no mercado imobiliário. Vários perfis de profissionais que atuam em diferentes segmentos de mercado começaram a trabalhar a partir de suas casas como forma de manter suas atividades e atender os clientes da melhor forma possível.

Mesmo com o retorno das atividades corporativas e comerciais, apesar das restrições de governos locais, o home office tem permanecido como método de trabalho.

Segundo pesquisas realizadas no Brasil e no mundo, o trabalho remoto veio para ficar, indicando que mais de 80% dos profissionais da área pretendem continuar trabalhando em casa ou de forma híbrida mesmo com o término seguro da pandemia do coronavírus.

Para os especialistas em recursos humanos, a grande tendência será a aplicação do regime híbrido em determinados segmentos profissionais, alternando entre a presença no escritório da empresa e o trabalho efetuado em casa.

Para o corretor imobiliário tem sido bastante interessante trabalhar em casa com maior flexibilidade de horário e sem depender do fluxo do trânsito para chegar na empresa. Por outro lado, também é oportuno oferecer produtos que atendam as necessidades de outros profissionais.

Neste artigo falaremos mais sobre o nível de impacto que o trabalho remoto tem gerado para os profissionais que atuam com a locação e venda de imóveis.

​O home office no mercado imobiliário

Muito antes da pandemia do coronavírus, poder morar perto do trabalho era a principal prioridade do trabalhador médio brasileiro, inclusive de profissionais mais especializados.

Mas, a partir de 2020, com o isolamento social, observamos uma mudança de paradigma, com a distribuição de tarefas laborais a serem executadas nas casas dos próprios funcionários, a busca por conforto, segurança e espaço em casa passou a ser algo mais fundamental.

Portanto, para o corretor que vende ou loca um imóvel, ele precisa observar a situação de outras pessoas que também começaram a trabalhar em casa e que não precisam mais escolher uma moradia perto do trabalho.

Entre 2020 e 2021, no Brasil aumentou a procura por apartamentos e casas maiores com mais cômodos, principalmente, para adequar a instalação de um escritório ou ponto de trabalho.

Até mesmo novos empreendimentos que visam construir e entregar imóveis curtos nos próximos quatro anos já incluem na planta a possibilidade de escolher um cômodo para quarto de empregada ou para escritório home office.

Esse tem sido um dos fatores para decisão de compra dos clientes potenciais que, além de uma boa localização, buscam imóveis mais espaçosos para adequar as funções de uma casa e de um escritório em casa.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Preferência por imóveis maiores

Dessa forma, o corretor precisa identificar em seus clientes, principalmente aqueles que são casados e possuem filhos, a decisão de alugar ou comprar imóveis maiores para adaptar o ambiente para a vivência doméstica em família e para a adequação do ponto de trabalho em casa.

Até pessoas que moram sozinhas podem solicitar um imóvel maior para instalar mais equipamentos eletrônicos, internet, computadores, livros e documentos de trabalho, mesmo que os solitários não decidam morar em um imóvel de três quartos, querer mais espaço pode também ser um fator decisivo.

Tendências

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil mais de 8 milhões de pessoas estão trabalhando de forma remota, e buscam adaptar seus ambientes domésticos para receber mesas e equipamentos de trabalho.

Além da procura por imóveis com dois ou três quartos, a busca por imóveis que possuem varandas também segue requisitada, seja para casas ou apartamentos.

​Aumento nas vendas

Além do comportamento do consumidor, podemos identificar novos impactos que a home office tem gerado no mercado imobiliário. No primeiro semestre de 2020, o Brasil registrou crescimento de 25% nas vendas em comparação com o mesmo período registrado em 2019.

Além da busca por imóveis maiores, a queda dos juros entre 2019 e 2020 foi um dos fatores.

Conclusão

Além do trabalho remoto, é importante considerar também o estudo remoto e outras atividades que foram levadas para dentro de casa.

O corretor precisa ficar atento às novas necessidades que o cliente potencial está desenvolvendo para o processo de escolha de um imóvel.

É importante verificar os impactos e utilizá-los a favor de novas vendas e abordagens junto ao cliente.

Compartilhar: