O que é e como funciona a pausa no financiamento imobiliário?


O sonho de conquistar a casa própria ainda é uma das maiores preocupações dos brasileiros. Mas, para a maioria das pessoas, o recurso mais viável é fazer um financiamento, o que normalmente consome décadas para quitar o contrato.

No entanto, diante deste cenário de inflação crescente pós-pandemia, que resultou em um alto nível de informalidade no mercado de trabalho e outros desdobramentos, é preciso rever os planos iniciais. Dessa forma, a dificuldade para prever o futuro da sua renda é algo que pode ameaçar o seu compromisso com um financiamento de imóvel.

Sendo assim, agora existe a possibilidade de fazer uma pausa no financiamento imobiliário para aliviar as contas e a preocupação de perder a tão sonhada e batalhada casa própria. Quer saber como isso funciona? Continue acompanhando o post!

O que é e como funciona a pausa no financiamento imobiliário?

Com a aceleração da crise econômica agravada pela pandemia do Covid-19, inúmeras famílias tiveram seu orçamento seriamente afetado. Por isso, a solução para aliviar o bolso daqueles que se comprometeram com financiamentos e mútuos para adquirir um imóvel foi recorrer à pausa no financiamento imobiliário concedida por algumas instituições financeiras.

A Caixa Econômica Federal é um exemplo cuja iniciativa foi tomada por essa instituição financeira, que suspendeu o pagamento de cerca de 2,5 milhões de clientes já em março de 2020, por um prazo de até 180 dias.

Dessa forma, a pausa no financiamento de um imóvel é uma maneira de suspender o pagamento das prestações desses financiamentos por até seis meses. Trata-se de uma medida temporária, que não elimina a dívida, mas permite que as parcelas suspensas sejam diluídas nas futuras prestações quando o cliente retomar os pagamentos normalmente.

É importante destacar que, em 29 de setembro de 2020, a CEF anunciou a substituição da pausa por um sistema de redução temporária nas parcelas. Dessa forma, a nova regra definiu que os clientes poderiam optar por duas alternativas: solicitar a diminuição de 50% do valor pelo prazo de até três meses ou pedir a redução de 25% por até seis meses.

Quem pode solicitar a pausa?

O pedido de pausa no financiamento pode ser solicitado pelas pessoas físicas que estejam com seus contratos em dia ou com atraso de até 180 dias. No geral, clientes que usam seu FGTS com a finalidade de reduzir parte da prestação do financiamento também são autorizados a optar por essa medida.

Quanto às pessoas jurídicas, essas podem solicitar a pausa no financiamento dos contratos que estejam em dia ou com atraso de até 60 dias. Já as pessoas físicas que estão recebendo o Auxílio Emergencial (instituído em razão da pandemia) ou o Seguro Desemprego são consideradas prioridades para obter a pausa no financiamento, bem como na redução temporária das prestações.

Regras para solicitar a pausa

Há algumas pequenas variações de banco para banco quanto ao pedido de pausa nos contratos de financiamento imobiliário, portanto, antes de fazer a sua solicitação, convém atentar para os requisitos exigidos.

Assim sendo, confira a seguir quais são as regras prescritas pelas instituições financeiras para que você possa pausar as suas parcelas pelo período de até 60 dias:

  • podem solicitar a pausa apenas financiamentos com as parcelas em dia;
  • a medida é válida para pessoas físicas e jurídicas;
  • há exceções na CEF: financiamentos com até duas parcelas atrasadas também podem solicitar a pausa.

Na CEF, quem usa o saldo do FGTS para amortizar as prestações na instituição não tem autorização para pedir a pausa.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Quais são os riscos?

Embora a pausa no financiamento imobiliário e os descontos funcionem como um grande alívio momentâneo para seus adeptos, é fundamental não se esquecer de que esses valores congelados agora serão incorporados ao saldo devedor no futuro.

Além disso, a CEF continuará cobrando seguros, juros e taxas sobre o montante do saldo devedor. E mais: não haverá uma extensão do prazo total do financiamento, o que leva a economia de hoje a um custo extra amanhã.

Considerando que o prazo do financiamento não será alterado para mais, dependendo do valor do contrato, ao voltar a pagar as prestações, ela poderá ser muito maior do que o cliente tem condições de arcar. Portanto, essa questão precisa ser muito bem ponderada antes de tomar essa iniciativa, a não ser que você realmente não encontre uma saída, tendo a pausa e os descontos nesse curto prazo como a única alternativa para não perder tudo antes de tentar.

Trata-se, portanto, de uma sugestão válida também em relação a outras instituições financeiras que oferecem condições especiais para todos que estão com dificuldades para continuar cumprindo seus contratos de financiamento.

É importante ter em mente que, se não houver uma prorrogação para os prazos de quitação do contrato, a incorporação dos valores no saldo devedor acaba não sendo tão diluída quanto gostaríamos que ficasse. Dessa forma, quanto maior for o saldo a ser pago, maior serão os juros embutidos.

Que cuidados devem ser tomados?

Em primeiro lugar, é importante entender que a pausa feita no financiamento imobiliário não constitui uma renegociação das parcelas ou uma anistia. Ela é uma prorrogação da dívida. Nesse sentido, partindo do prazo escolhido pelo cliente, recalcula-se o valor das parcelas, levando-se em conta a taxa de juros que ficou estabelecida no contrato original.

Em contrapartida, se a instituição e o cliente realizarem uma renegociação ou um refinanciamento da dívida, é possível obter uma junção dos contratos dentro de uma nova operação de crédito. E a base para isso serão as alterações do contrato original referentes às condições específicas, como carência, prazo, taxa de juros e número de prestações.

Como pausar o financiamento?

Para quem pretende solicitar a pausa no financiamento de seu imóvel, é possível baixar o aplicativo Habitação Caixa ou recorrer aos telefones: 3004-1105 para as capitais e 0800-726-0505 para demais localidades. Então, ao fazer a ligação, selecione a opção 7. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

A CEF disponibiliza, ainda, o atendimento de forma automatizada, por meio do número 0800-726-8068, com a opção 2-4-2, sempre de segunda-feira a sexta-feira, no mesmo horário acima citado e, aos sábados, das 10h às 16h.

Os clientes que mantêm contratos em pausa e desejarem cancelar o procedimento ou evitar sua prorrogação para mais 30 dias, poderão solicitar seus pedidos por meio do aplicativo Habitação Caixa, conforme as seguintes etapas:

  • opção: contratos;
  • na sequência – opção: serviços > cancelar a prorrogação de pausa ou cancelar a pausa emergencial;
  • para receber atendimento pelo telefone, ligue para 3004-1105 para as capitais e 0800-726-0505 para demais localidades e escolha a opção 7 de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

O app Habitação Caixa está disponível para o acompanhamento do financiamento imobiliário, bem como para a manutenção dos contratos. É um aplicativo desenvolvido pela CEF a fim de facilitar o acesso dos clientes a seus contratos e procedimentos. Assim, com as opções de autoatendimento, os clientes podem resolver uma boa parte de suas demandas sem a necessidade de se dirigir até uma agência física.

Dessa forma, as operações podem ser feitas diretamente de um smartphone, a qualquer hora do dia e da noite e de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet. Assim sendo, baixe o aplicativo localizando o ícone na loja e facilite o seu pedido.

Conforme você viu nesse post, fazer o pedido de pausa no financiamento é um procedimento relativamente simples e pode ser feito rapidamente pelo aplicativo. No entanto, reforçamos a importância de avaliar com cautela se realmente vale a pena suspender esses pagamentos agora para depois acumular a sua dívida sem prorrogação de prazo. No mais, vale muito lutar pelos seus objetivos sempre.

Fonte: Imovelweb

Compartilhar: