Saiba como funciona o contrato digital e suas principais vantagens


O contrato digital chegou para ficar, e estamos falando de uma tecnologia aplicada para o processo de fechamento de acordos jurídicos e comerciais com mais velocidade e segurança.

A utilização desse tipo de acordo digitalizado ajuda a simplificar processos e acelerar transações, principalmente, no setor imobiliário. Como resultado, a empresa que adota esse sistema capta e fideliza mais clientes reduzindo a burocracia.

Estamos falando de um sistema de trabalho que otimiza tarefas e processos decisórios e acessíveis através dos meios digitais remotos. Neste artigo falaremos mais sobre esse sistema e suas principais soluções.

​O que é o contrato digital?

Através dele temos uma versão digitalizada do contrato jurídico tradicional. O seu principal objetivo é a simplificação de processos que poderiam consumir dias e meses para o fechamento de uma venda, emissão de documentos e acertos jurídicos.

Por meio dele é possível reduzir a ida aos cartórios e comarcas, atuando por meio de providências lícitas previstas em lei e autorizadas a serem executadas pelos meios digitais.

A digitalização de um acordo formal ajuda a resolver questões através de plataformas seguras, principalmente, em procedimentos atrelados à venda e locação de imóveis.

Assinatura segura

Em todos os casos, a finalização de um acordo ocorre por intermédio de uma assinatura com certificação digital, lembrando que esse tipo de contrato facilita as negociações a serem fechadas por pessoas que moram ou trabalham em regiões distantes.

As principais vantagens

A seguir apresentamos as principais vantagens alcançadas com a adoção do contrato digital.

Mais facilidade

Com o seu uso, o cliente não precisará mais se deslocar de uma cidade para a outra para somente assinar o contrato ou emitir autenticação de determinados documentos em cartórios.

Velocidade

A utilização da digitalização do acordo não exige a conferência manual de assinaturas, reduzindo o tempo de ir ao cartório para somente autenticar uma assinatura.

Segurança

A utilização do processo de acordo digitalizado possui validade jurídica, são considerados mais seguros e tão eficientes quanto uma assinatura manual feita à caneta.

O processo é criptografado, e pode transferir todos os dados com a devida segurança sem qualquer bloqueio.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Mais sustentável

Através dos contratos digitais, a corporação e os envolvidos economizam no uso de papelada, sem precisar imprimir cópias de contratos ou de documentos. Dessa forma, o documento digital também contribui com o meio ambiente.

Melhora a gestão de documentos

O uso de contratos digitais facilita também o controle de documentos de uma empresa possibilitando a utilização de programas para a gestão de dados registrados em cada contrato.

​Facilita também a vida dos clientes de uma empresa, podendo os contratos permanecerem armazenados na nuvem ou em qualquer tipo de servidor.

Conclusão

Portanto, esse tipo de contrato pode substituir os contratos tradicionais impressos e carimbados com toda a tranquilidade e segurança.

Todos os tipos de negociações se tornam legitimados e reconhecidos publicamente, ressaltando que essa modalidade digital é reconhecida juridicamente pela lei.

Atualmente, principalmente, para a compra e venda de imóveis e de outros ativos, tem sido cada vez mais comum o uso de acordos digitalizados como forma de acelerar processos e liberação de produtos.

Outro fator é o avanço do uso de aplicativos e do acesso aos ambientes virtuais de dados e informações, o que torna a emissão e registro desse tipo de acordo como algo cada vez mais aceitável no mercado e o acordo social e judicial entre diferentes partes.

Vale a pena conhecer e implementar esse tipo de solução em uma empresa e os diversos procedimentos decisórios.

Compartilhar: