Como aumentar a motivação da equipe de vendas?


Todos sabemos do momento difícil que a economia brasileira vem atravessando nos últimos anos, mas, como aumentar a motivação da equipe de vendas mesmo em um cenário tão incerto? Em tempos de padronização de conceitos de vendas, manter os colaboradores incentivados é cada vez mais desafiante para empresas de diferentes segmentos.

A sua empresa sempre dependerá de uma equipe dedicada e especializada para gerar retorno, receita e o lucro esperado. Dessa forma, é primordial manter a motivação de todos os envolvidos no projeto.

Devemos ressaltar que a equipe sempre refletirá a imagem, a qualidade do atendimento e a alma da presença da empresa no mercado no qual atua.

Como aumentar a motivação da equipe de vendas?

Atualmente, há diversas possibilidades que ajudam a empresa a incentivar a sua equipe de vendas, principalmente com o compartilhamento de informações e dados orientados. A seguir apresentamos as principais dicas.

1 – Ofereça treinamentos

É importante que a empresa ofereça cursos e treinamentos para seus vendedores, investindo sempre na atualização de técnicas de vendas, comunicação e processos de negociação.

Cada equipe específica que trabalha nos ambientes internos e externos de atuação podem receber treinamentos padrões ou específicos para abordar o cliente da melhor maneira e poder de fato trilhar o caminho dos melhores resultados.

Geralmente, os treinamentos são oferecidos pelo gestor da empresa quando a corporação não está atingindo os melhores resultados, porém oferecer cursos e treinamentos periódicos, mesmo quando tudo está indo bem, é aconselhável para administrar o sucesso.​

Pode acontecer de o gestor perceber que algo não está funcionando bem e partir para demissões, antes mesmo de tentar resolver o problema realizando mudanças dentro do setor.

Por isso, é bem mais vantajoso investir em treinamentos do que aumentar a rotatividade de funcionários na empresa. Esse é um tipo de atitude que faz o vendedor se sentir valorizado e mais motivado a fazer um bom trabalho. Além disso, os treinamentos regulares aumentam a confiança dos vendedores.

2 – Determine as metas certas

Para aumentar a motivação da equipe de vendas é importante que a empresa saiba estabelecer as metas com clareza e com positiva objetividade.

Todas as metas devem ser estabelecidas para vendedores individuais e para equipes de vendas. As metas também poderão ser divididas por produtos, serviços ou ações de mercado. Lembrando que as metas podem ser efetivadas a curto, médio ou longo prazo.

3 – Mantenha o diálogo

Manter a proximidade em relação aos colaboradores e às equipes lideradas também é um fator de sucesso. Ser autoritário ou manter um tom ameaçador não é positivo para a imagem do gestor em relação aos seus comandados.

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Afinal, o melhor líder é aquele que joga junto, que sabe formar novos líderes e, fundamentalmente, gosta de ver as pessoas crescendo dentro de sua empresa.

4 – Faça reuniões regulares

Para manter a motivação em alta no ambiente interno é preciso também compartilhar ideias e informações, e uma boa dica é a realização de reuniões produtivas que ajudam no fortalecimento de processos de formação de equipes, denominações de projetos e de previsão de metas.

Além de solicitar o alcance de resultados, também é importante apresentar os resultados e parabenizar quando as equipes de fato obtêm um bom desempenho.

As reuniões também podem ser úteis para revisar as tarefas das semanas posteriores e para ajudar os colaboradores a se manterem informados sobre os novos processos de geração de negócios.

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Quando falamos em aumentar a motivação da equipe de vendas, sempre valorizamos a presença da liderança positiva. É fundamental que o gestor seja um líder que também aceita o surgimento da colaboração de líderes naturais em suas equipes.

Todos devemos saber vender a marca da empresa e seus produtos no mercado, buscando valorizar seus produtos e as oportunidades de negócio.

Conclusão

Portanto, os melhores resultados das vendas dependerá sempre de planejamento, pesquisa de mercado, treinamento dos colaboradores, aplicação da liderança inteligente e de outros fatores que ajudarão no crescimento da empresa no mercado.

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