Todos sabemos do momento difÃcil que a economia brasileira vem atravessando nos últimos anos, mas, como aumentar a motivação da equipe de vendas mesmo em um cenário tão incerto? Em tempos de padronização de conceitos de vendas, manter os colaboradores incentivados é cada vez mais desafiante para empresas de diferentes segmentos.
A sua empresa sempre dependerá de uma equipe dedicada e especializada para gerar retorno, receita e o lucro esperado. Dessa forma, é primordial manter a motivação de todos os envolvidos no projeto.
Devemos ressaltar que a equipe sempre refletirá a imagem, a qualidade do atendimento e a alma da presença da empresa no mercado no qual atua.
Atualmente, há diversas possibilidades que ajudam a empresa a incentivar a sua equipe de vendas, principalmente com o compartilhamento de informações e dados orientados. A seguir apresentamos as principais dicas.
É importante que a empresa ofereça cursos e treinamentos para seus vendedores, investindo sempre na atualização de técnicas de vendas, comunicação e processos de negociação.
Cada equipe especÃfica que trabalha nos ambientes internos e externos de atuação podem receber treinamentos padrões ou especÃficos para abordar o cliente da melhor maneira e poder de fato trilhar o caminho dos melhores resultados.
Geralmente, os treinamentos são oferecidos pelo gestor da empresa quando a corporação não está atingindo os melhores resultados, porém oferecer cursos e treinamentos periódicos, mesmo quando tudo está indo bem, é aconselhável para administrar o sucesso.​
Pode acontecer de o gestor perceber que algo não está funcionando bem e partir para demissões, antes mesmo de tentar resolver o problema realizando mudanças dentro do setor.
Por isso, é bem mais vantajoso investir em treinamentos do que aumentar a rotatividade de funcionários na empresa. Esse é um tipo de atitude que faz o vendedor se sentir valorizado e mais motivado a fazer um bom trabalho. Além disso, os treinamentos regulares aumentam a confiança dos vendedores.
Para aumentar a motivação da equipe de vendas é importante que a empresa saiba estabelecer as metas com clareza e com positiva objetividade.
Todas as metas devem ser estabelecidas para vendedores individuais e para equipes de vendas. As metas também poderão ser divididas por produtos, serviços ou ações de mercado. Lembrando que as metas podem ser efetivadas a curto, médio ou longo prazo.
Manter a proximidade em relação aos colaboradores e às equipes lideradas também é um fator de sucesso. Ser autoritário ou manter um tom ameaçador não é positivo para a imagem do gestor em relação aos seus comandados.
Afinal, o melhor lÃder é aquele que joga junto, que sabe formar novos lÃderes e, fundamentalmente, gosta de ver as pessoas crescendo dentro de sua empresa.
Para manter a motivação em alta no ambiente interno é preciso também compartilhar ideias e informações, e uma boa dica é a realização de reuniões produtivas que ajudam no fortalecimento de processos de formação de equipes, denominações de projetos e de previsão de metas.
Além de solicitar o alcance de resultados, também é importante apresentar os resultados e parabenizar quando as equipes de fato obtêm um bom desempenho.
As reuniões também podem ser úteis para revisar as tarefas das semanas posteriores e para ajudar os colaboradores a se manterem informados sobre os novos processos de geração de negócios.
Quando falamos em aumentar a motivação da equipe de vendas, sempre valorizamos a presença da liderança positiva. É fundamental que o gestor seja um lÃder que também aceita o surgimento da colaboração de lÃderes naturais em suas equipes.
Todos devemos saber vender a marca da empresa e seus produtos no mercado, buscando valorizar seus produtos e as oportunidades de negócio.
Portanto, os melhores resultados das vendas dependerá sempre de planejamento, pesquisa de mercado, treinamento dos colaboradores, aplicação da liderança inteligente e de outros fatores que ajudarão no crescimento da empresa no mercado.