Blockchain – Conheça a nova tecnologia


Já faz uma década que a Blockchain surgiu por causa dos bitcoins e desde então essa tecnologia tem sido bastante utilizada. Mas engana-se que somente quem lida com bitcoins faz uso dela, pois conforme os anos foram passando outras aplicações acabaram sendo descobertas e utilizadas.

Hoje em dia essa tecnologia tem sido um dos assuntos mais recorrentes nos debates que envolvem modernização e otimização de processos jurídicos.

Apesar de chamar muito a atenção, essa tecnologia é vista por muitos como um risco para a atuação de alguns setores como os cartórios, por exemplo, principalmente nas serventias extrajudiciais.

Mas o que significa Blockchain? Como funciona? Isso e muito mais você consegue esclarecer a seguir!

Blockchain: o que é?

De forma bem simples e resumida pode-se dizer que a Blockchain trata-se de uma tecnologia que tem por objetivo garantir que as transações realizadas com criptoativos sejam seguras. Isso é possível, pois essa tecnologia permite que as informações sejam rastreadas pela internet.

Essa tecnologia se destacou e se tornou relevante devido a segurança que ela fornece no mercado financeiro. Por esse motivo, outros setores demonstram interesse em utilizá-la.

Essa tecnologia é segura?

Quando o bitcoin começou a se destacar, a tecnologia ali empregada passou a ser um objeto de interesse, afinal, a segurança existente era impressionante. A tecnologia blockchain logo passou a ser um dos desejos dos bancos que logo passaram a fazer uso da funcionalidade que o sistema desenvolveu.

Afinal, com ela é possível ter um grau mais alto de segurança quando for realizada uma transação bancária ou até mesmo para manter as informações ali presentes.

Isso é possível porque os registros são feitos em “corrente de blocos” que dificultam as fraudes e garante que as operações e atividades sejam realizadas de forma mais efetiva.

A tecnologia Blockchain permite que os dados sejam públicos, remotos e que ao mesmo tempo não sejam violados.

Isso se deve a criptografia que é adotada em todas as transações que são realizadas. Isso é feito obedecendo uma ordem que está intimamente ligada a outra através de uma teia existente entre elas que é chamada de blocos.

Quando esses blocos estão alinhados não é possível fazer qualquer alteração ou excluir determinado dado.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Isso garante que seja registrado qualquer arquivo digital possibilitando, assim, que as possibilidades do sistema sejam transformadas e expandidas e possam ser usadas não apenas nos bancos.

Tal ampliação ocorre porque é feito um tipo de assinatura em código digital. Através dela é que as informações ficam seguras.

Importância do Blockchain

Todas as empresas, independente do setor que atua, trabalham com informações. Elas recebem e analisam tais dados e muitas vezes isso é feito para ajudar na tomada de decisão.

É por esse motivo que elas precisam receber essas informações de forma rápida e precisa.

A tecnologia Blockchain é perfeita para fazer a entrega dessas informações. Ela consegue fornecer as informações que estão armazenadas no livro-razão de forma imediata, compartilhada e transparente, mas somente podem ser acessadas por quem tem autorização.

Através da Blockchain é possível fazer o acompanhamento de contas, pagamentos, pedidos, produção entre outros pontos fundamentais para qualquer negócio.

Todos os detalhes existentes em uma transação podem ser visualizados por todos os membros, o que oferece um grau mais alto de eficiência, confiança e novas oportunidades.

Concluindo

A tecnologia Blockchain surgiu há alguns anos para dar mais segurança às transações realizadas na internet com os bitcoins.

Atualmente, ela pode ser usada não apenas por empresas atuantes no setor financeiro como os bancos, por exemplo, mas também em outros setores.

Afinal, seu nível de segurança e confiabilidade são altos e garantem que as transações ali realizadas somente sejam visualizadas por quem tem a devida autorização.

Compartilhar: