Facebook para corretor de imóveis: como usar?


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O Facebook, além de ser bastante acessado no dia a dia da grande maioria das pessoas, vem sendo implementado em algumas empresas e no setor imobiliário isso não é diferente. O canal pode ser a porta de entrada para muitos negócios no marketing digital, mas você sabe como utilizar o Facebook como corretor imobiliário? Nos próximos tópicos explicaremos como usar a plataforma a favor dos negócios imobiliários.

Crie uma página para o seu negócio

Seja imobiliária ou corretor independente, é preciso dar uma “cara” para o seu negócio. Utilizar o próprio perfil para contatar os clientes e publicar conteúdos sobre a empresa nem sempre é a melhor escolha, já que não é difícil acabar misturando a vida pessoal e profissional. Criando uma página, é possível inserir alguns “botões” para facilitar a vida dos clientes interessados em negociar e ainda se fazer presente gerando conteúdo para os seus seguidores.

Como personalizar?

Depois de criar a página é o momento de personalizá-la. E aí entram os espaços para que a marca seja representada.

  1. Foto – a foto de perfil não deve ser nada que represente gosto pessoal. Imagine o seu cliente acessando a página do seu negócio e vendo uma foto sua na praia? Ou então na balada? Nada profissional, não é mesmo? Por isso, principalmente tratando-se de uma página, o ideal é colocar a foto do logo da sua empresa.
  2. Capa – a capa da página é outro cartão de entrada do seu negócio. Lá é possível colocar informações como o seu nome, telefones para contato, e-mail, entre outras informações relevantes para quem quiser encontrá-lo. Aqui é o local ideal para promover o negócio.
  3. Botões de ação (curtir, seguir, enviar mensagem) – estes botões permitem que os seguidores da página possam acessar rapidamente alguma função que desejam obter com a empresa. Vale lembrar ainda que é possível personalizar estes botões e até acrescentar coisas a mais.
  4. Tópicos de interesse – nessa área ficam todos os tópicos referentes à empresa, como:
  • Serviços;
  • Endereço;
  • Fotos;
  • Ofertas;
  • Publicações;
  • Eventos;
  • Sobre;
  • Comunidade

Qual conteúdo devo inserir?

Com as tecnologias de hoje, os consumidores podem ir para a negociação munidos de informação, por isso eles valorizam bastante os canais que transmitem ensinamentos sobre assuntos de seu interesse. Sendo assim, pensando em estratégia de marketing, nada melhor do que gerar conteúdo para os seus clientes, não é mesmo?  Escrever sobre as principais dúvidas dos clientes pode ser uma ótima alternativa de se fazer presente durante toda a jornada do consumidor.

Ao publicar algo no Facebook, é preciso lembrar-se de se questionar se aquilo realmente é útil e se não vai ofender ninguém. Ter ética e bom senso é essencial para refletir a virtude de bom corretor nas redes sociais.

As publicações devem ser postadas para um perfil de público que não está totalmente pronto para fechar negócio. Por isso é importante mostrar ao cliente os motivos pelos quais ele precisa de um novo imóvel. Neste caso, vale investir em conteúdos:

  • Leves;
  • Informativos;
  • Que sane dúvidas;
  • Que resulte no compartilhamento por parte dos usuários;
  • Que leve o cliente até a sua página de imóveis.

Crie um site – hoje em dia é super comum os profissionais criarem sites para gerar textos que auxiliem os clientes a solucionarem determinadas questões. Criando um site, é possível criar diversos conteúdos para a página do Facebook e ainda ser um corretor de imóveis referência no mercado.

Faça vídeos – cada vez mais em alta, os vídeos estão cada vez mais valorizados pelo Facebook, visto que é o formato de conteúdo que as pessoas costumam compartilhar com uma certa frequência. Se para quem está interessado em comprar uma propriedade as fotos são importantes, imagine então ela ter acesso a um vídeo mostrando todos os cômodos do imóvel? Incrível, não?

Como interagir com os clientes?

O Facebook é um local em que as pessoas acessam para se distrair. Sendo assim, para não ser ignorado, é preciso adotar uma linguagem mais “descontraída”. Ser uma pessoa negativa em comentários ou postagem também costuma afastar as pessoas, por isso, é válido não agir de tal maneira. Nem todos os nossos pensamentos devem ser expostos na mídia.

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Gerando engajamento

Além da oportunidade de compartilhamento (caso o post seja importante e encante os olhares dos seguidores), é possível participar de grupos relacionados ao mercado imobiliário. Este tipo de canal geralmente é aberto para que todos os participantes interajam, por isso, publicando ou comentando em outras publicações pode, automaticamente, chamar a atenção dos usuários para o seu conteúdo e, consequentemente, para as unidades que você pode oferecer.

Campanhas

O Facebook oferece diversas oportunidades de campanhas para aumentar o engajamento e o resultado dos seus posts e anúncios. O Facebook Business Manager, por exemplo, permite que o profissional invista em anúncios e campanhas pagar, facilitando até no momento de segmentar o tipo de público que deseja alcançar.

Segmentar os anúncios por renda é uma ótima dica para encontrar o tipo ideal de público para cada tipo de imóvel. Além da renda, é possível segmentar os públicos por:

  • Comportamento;
  • Residência;
  • Região;
  • Afinidade de bens de alto, médio e baixo valor.

Essas são apenas algumas dicas de diversas funcionalidades que o Facebook pode proporcionar para quem deseja negociar imóveis. Por isso, não perca tempo e comece agora a utilizar a rede em prol do sucesso da sua carreira.

Fonte: Conecta Imobi

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