Importância da agilidade no atendimento no mercado imobiliário


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Sabemos que a agilidade no atendimento no mercado imobiliário gera um grande diferencial. O propósito não é ter pressa, mas não deixar o potencial cliente esperando.

Executivos da área imobiliária estão empregando estratégias que agregam valor ao resultado final por meio de uma rápida capacidade de resposta, e essa capacidade precisa ser ágil.

Em tempos de altos e baixos, é fundamental ser ágil para atender o potencial comprador, ouvir as dúvidas, as necessidades de cada perfil de comprador e ser rápido na hora de fechar um negócio.

No contexto organizacional, ser ágil permite também ter a capacidade de prosperar em ambientes ambíguos, podendo se adaptar, ter flexibilidade e impulsionar o equilíbrio a médio e longo prazo.

É importante ter preparo e habilidade perante as mudanças nas condições econômicas e de negócios. Atualmente, existe a necessidade de os departamentos imobiliários corporativos se tornarem parceiros mais eficazes na transformação ágil de suas organizações.

Agilidade no atendimento no mercado imobiliário

Sabemos que os profissionais que atuam com a venda ou aluguel de propriedades sentem o impacto que a tecnologia está causando nas negociações. Em tempos de redes sociais e Whatsapp, geralmente, as pessoas pesquisam informações de imóveis através de fotos e postagens.

Dessa forma, temos a diminuição do número de vezes que o telefone toca e o aumento de e-mails, mensagens via WhatsApp ou outros canais digitais de comunicação.

O profissional imobiliário tem se reposicionado ainda mais em novos tempos de conectividade, o que também gera mais agilidade.

Habilidade para a negociação

Dessa maneira, o profissional para não perder oportunidades de fechamento, é preciso buscar sempre maneiras de ter agilidade no atendimento.

O que fazer?

Além da tecnologia, quando falamos em agilidade no atendimento no mercado imobiliário, falamos também em abordagem correta.

Segundo as pesquisas mais avançadas de mercado, mais de 80% dos profissionais imobiliários desejam receber mais contatos interessados nos imóveis.

Por outro lado, mais de 70% das pessoas que estão em busca de uma propriedade para alugar ou comprar, porém não recebem respostas.

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O planejamento

É necessário planejar, sendo assim o horizonte de planejamento de médio prazo para decisões imobiliárias de longo prazo é incerto em determinadas fases de ciclo econômico.

É fundamental focar em processos, pois o foco nos processos ágeis hoje ajudará os ocupantes a se prepararem melhor para mudanças do presente e do futuro.

Como aplicar a agilidade organizacional?

A empresa de imóveis deve atuar mais do que uma imobiliária comum repleta de ficharias e anúncios presos na parede.

Experiências de otimização já adotada nas indústrias financeira, tecnológica, governamental, de manufatura e farmacêutica podem ser aplicadas no processo de venda e aluguel de imóveis.

Melhoria no portfólio

É importante enxergar o que o cliente mais precisa, independente do tipo de imóvel que ele quer.

A empresa que vende e aluga imóveis precisa ter a capacidade de adaptar, dimensionar e reposicionar rapidamente o portfólio imobiliário da organização para dar suporte às mudanças na empresa e na sua relação com o cliente.

Benefícios

Inicialmente, a agilidade no atendimento no mercado imobiliário gera mudanças na forma como se apresenta produtos, serviços e atende no processo de venda e compra.

Os benefícios começam na cultura da empresa e no ambiente organizacional.

Quando bem aplicadas, todo o processo de agilidade envolve:

– Negociar opções flexíveis de espaço em locação;

– Elaborar termos de concessão mais curtos e / ou mais flexíveis;

– Oferecer suporte para o cliente;

– Gerar trabalho flexível em toda a empresa;

– Proporcionar ambientes de trabalho de endereço com qualidade.

A eficiência

Sabemos que as orientações no projeto, planejamento, canais de venda, canais de comunicação e visão de eficiência no local de trabalho alteraram a maneira como as empresas planejam densidade e mais ocupantes estão incorporando.

Os projetos e técnicas  usadas por indivíduos e equipes pequenas, algumas empresas estão testando essa estratégia em grupos maiores de funcionários, agora cada vez mais vistos como consumidores, porque a oferta normalmente oferece a estética, as comodidades e a experiência que atraem a força de trabalho e os clientes.

Conclusão

Portanto, a abordagem, o planejamento e a aplicação da tecnologia nessa geração de agilidade exigem a capacidade de executar hoje uma visão da tecnologia imobiliária corporativa, enquanto monitora e contabiliza a tecnologia que possa estar disponível no futuro.

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