Sabemos que a agilidade no atendimento no mercado imobiliário gera um grande diferencial. O propósito não é ter pressa, mas não deixar o potencial cliente esperando.
Executivos da área imobiliária estão empregando estratégias que agregam valor ao resultado final por meio de uma rápida capacidade de resposta, e essa capacidade precisa ser ágil.
Em tempos de altos e baixos, é fundamental ser ágil para atender o potencial comprador, ouvir as dúvidas, as necessidades de cada perfil de comprador e ser rápido na hora de fechar um negócio.
No contexto organizacional, ser ágil permite também ter a capacidade de prosperar em ambientes ambÃguos, podendo se adaptar, ter flexibilidade e impulsionar o equilÃbrio a médio e longo prazo.
É importante ter preparo e habilidade perante as mudanças nas condições econômicas e de negócios. Atualmente, existe a necessidade de os departamentos imobiliários corporativos se tornarem parceiros mais eficazes na transformação ágil de suas organizações.
Sabemos que os profissionais que atuam com a venda ou aluguel de propriedades sentem o impacto que a tecnologia está causando nas negociações. Em tempos de redes sociais e Whatsapp, geralmente, as pessoas pesquisam informações de imóveis através de fotos e postagens.
Dessa forma, temos a diminuição do número de vezes que o telefone toca e o aumento de e-mails, mensagens via WhatsApp ou outros canais digitais de comunicação.
O profissional imobiliário tem se reposicionado ainda mais em novos tempos de conectividade, o que também gera mais agilidade.
Dessa maneira, o profissional para não perder oportunidades de fechamento, é preciso buscar sempre maneiras de ter agilidade no atendimento.
Além da tecnologia, quando falamos em agilidade no atendimento no mercado imobiliário, falamos também em abordagem correta.
Segundo as pesquisas mais avançadas de mercado, mais de 80% dos profissionais imobiliários desejam receber mais contatos interessados nos imóveis.
Por outro lado, mais de 70% das pessoas que estão em busca de uma propriedade para alugar ou comprar, porém não recebem respostas.
É necessário planejar, sendo assim o horizonte de planejamento de médio prazo para decisões imobiliárias de longo prazo é incerto em determinadas fases de ciclo econômico.
É fundamental focar em processos, pois o foco nos processos ágeis hoje ajudará os ocupantes a se prepararem melhor para mudanças do presente e do futuro.
A empresa de imóveis deve atuar mais do que uma imobiliária comum repleta de ficharias e anúncios presos na parede.
Experiências de otimização já adotada nas indústrias financeira, tecnológica, governamental, de manufatura e farmacêutica podem ser aplicadas no processo de venda e aluguel de imóveis.
É importante enxergar o que o cliente mais precisa, independente do tipo de imóvel que ele quer.
A empresa que vende e aluga imóveis precisa ter a capacidade de adaptar, dimensionar e reposicionar rapidamente o portfólio imobiliário da organização para dar suporte às mudanças na empresa e na sua relação com o cliente.
Inicialmente, a agilidade no atendimento no mercado imobiliário gera mudanças na forma como se apresenta produtos, serviços e atende no processo de venda e compra.
Os benefÃcios começam na cultura da empresa e no ambiente organizacional.
Quando bem aplicadas, todo o processo de agilidade envolve:
– Negociar opções flexÃveis de espaço em locação;
– Elaborar termos de concessão mais curtos e / ou mais flexÃveis;
– Oferecer suporte para o cliente;
– Gerar trabalho flexÃvel em toda a empresa;
– Proporcionar ambientes de trabalho de endereço com qualidade.
Sabemos que as orientações no projeto, planejamento, canais de venda, canais de comunicação e visão de eficiência no local de trabalho alteraram a maneira como as empresas planejam densidade e mais ocupantes estão incorporando.
Os projetos e técnicas usadas por indivÃduos e equipes pequenas, algumas empresas estão testando essa estratégia em grupos maiores de funcionários, agora cada vez mais vistos como consumidores, porque a oferta normalmente oferece a estética, as comodidades e a experiência que atraem a força de trabalho e os clientes.
Portanto, a abordagem, o planejamento e a aplicação da tecnologia nessa geração de agilidade exigem a capacidade de executar hoje uma visão da tecnologia imobiliária corporativa, enquanto monitora e contabiliza a tecnologia que possa estar disponÃvel no futuro.