5 técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis


A avaliação de imóveis nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, quando existem similaridades de opções e demais detalhes envolvidos com determinado imóvel.

Inicialmente, podemos sugerir que para iniciar a preparação da avaliação, verifique se o imóvel está em boas condições, se ele apresenta destaque no mercado e se toda a documentação está em dia.

Por outro lado, enxergando sob o ângulo do avaliador, é fundamental ser sempre profissional, saber pesquisar o mercado e verificar as condições de crédito e ofertas para saber precificar o patrimônio da melhor maneira possível.

A avaliação de imóveis

O partir do trabalho do avaliador imobiliário, temos procedimentos que ajudam a avaliar o real valor que o imóvel possui no mercado e especificar seu preço final.

Geralmente, esse trabalho é feito por um profissional que conhece o mercado imobiliário e os estudos administrativos como avaliador.

As 5 técnicas

A seguir apresentamos as principais técnicas para fazer uma boa avaliação de imóvel.

1 – Verifique as informações fiscais

Quem é o proprietário do imóvel? Ele possui a documentação e os comprovantes em dia? É fundamental ter essas preocupações em mente para atender a pessoa certa.

Além de conhecer o verdadeiro proprietário ou o seu representante, avalie o terreno, a casa, a edificação e o apartamento considerando se toda a documentação está correta.

Por outro lado, a partir da própria documentação o avaliador pode confirmar dados relacionados à metragem, espaço e instalações existentes.

Geralmente, as documentações descrevem o tamanho do imóvel e, em certos casos, é possível verificar possíveis históricos de valores de compra e venda em situações anteriores (isso em caso de imóvel seminovo ou usado).

2 – Veja os valores da vizinhança

Na avaliação de imóveis, é fundamental conhecer a região e os valores praticados nela.

Lembramos que uma das melhores maneiras de determinar o valor do terreno, casa ou apartamento,  é  comparando os valores com casas e prédios próximos na mesma rua, bairro e área urbana da cidade.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Dessa forma, orientamos que o avaliador realize consulta de preços na região e compare as condições dos imóveis, espaços e valores médios.

3 РṆo aplique valores agressivos

É importante que o avaliador busque a média de mercado. Evitar a aplicação de valores agressivos para baixo ou para cima é primordial para evitar problemas relacionados às vendas, revendas, partilhas e heranças no futuro.

É importante buscar aplicar o preço mais justo possível, sendo permitido acrescentar conforme a aplicação de valor gerado ao produto (se a casa tem garagem para um ou dois carros, se o apartamento tem varanda, entre outros aspectos).

4 – Enxergue além das aparências

Na avaliação de imóveis, mesmo que a casa ou o apartamento aparente ter boas condições, perceba se há defeitos para o proprietário consertar ou até mesmo que justifique o emprego de reformas.

Não é responsabilidade do avaliador orientar sobre a necessidade de reformas, essa responsabilidade cabe ao arquiteto ou engenheiro, mas o avaliador pode sugerir como forma de elevar o valor futuro do imóvel.

Por outro lado, possíveis defeitos no imóvel (até mesmo um buraco no terreno) podem diminuir o valor final da propriedade.

5 – Seja preciso

Em relação ao potencial cliente, o avaliador precisa ser eficaz e apresentar precisão na hora de determinar o valor de um imóvel. Aparentar dúvidas ou receios poderá comprometer todo um longo trabalho de prestação de serviços imobiliários.

Conclusão

Portanto, verificar as informações de imóveis é fundamental. Não existe uma receita de bolo única para definir os passos para a avaliação de imóveis. Cada situação pode exigir outras percepções.

É fundamental conhecer a média de preços de mercado, as condições das propriedades a serem avaliadas e todos os detalhes que podem prejudicar ou beneficiar o preço final.

Ressaltamos que o avaliador é um prestador de serviços com formação e olhar muito específico que oferecerá uma opinião imparcial do valor atual do imóvel.

Compartilhar: