Home office: como montar um cantinho ideal


O trabalho realizado por meio do home office tem crescido bastante nos últimos tempos e cresceu ainda mais durante a pandemia do Coronavírus em 2020.

Trabalhar em casa se tornou em forte tendência para diferentes tipos de profissões e de atuação profissional.

Além do freelancer, profissionais como advogados, engenheiros, publicitário e desenvolvedores puderam criar e desenvolver seus projetos profissionais em casa.

Porém, trabalhar em casa exige disciplina e a criação de um local que demarque na residência que aquela mesa, cantinho no quarto ou cômodo é dedicado somente para o trabalho para não prejudicar a concentração do profissional.

O que é um home office?

Ao pé da letra, significa “trabalho em casa”. No Brasil, até meados dos anos 2000, trabalhar em casa como autônomo ou contratado por uma empresa era percebido com certo preconceito por pessoas e investidores acostumados a trabalharem no local corporativo de uma empresa.

Em economias mais avançadas da Europa e em empresas nos EUA, trabalhar remotamente utilizando PC e celular é algo comum, principalmente, na indústria criativa e no mercado digital.

Como montar um local de trabalho em casa?

Quem precisa trabalhar em casa pode improvisar um local no sofá da sala, na cama do quarto e até mesmo na mesa da cozinha. Porém, é importante que o profissional selecione um local no cantinho do quarto ou da sala para montar uma mesa de trabalho para colocar seus equipamentos, arquivos e instalações necessárias.

Inicialmente, o profissional precisará de conexão de internet, mesa, equipamentos eletrônicos e um local com pouco ruído. Caso disponha de um quarto ou sala à parte para montar um escritório completo, a organização ainda será melhor.

4 dicas fundamentais

A seguir apresentamos quatro dicas fundamentais para organizar e montar uma home office:

1 – Organize ou selecione o espaço

Não são todas as casas ou apartamentos que possuem um quarto sobrando para montar um mega escritório em casa.

A solução é aproveitar áreas que estejam sobrando embaixo de escadas, nos fundos de uma copa ou cozinha ou até mesmo os cantinhos do quarto com a instalação de uma mesa de trabalho.

2 – Faça as medidas

É indicado evitar adaptar as mesinhas da sala ou da cozinha para colocar no quarto ou no canto de trabalho. É indicado medir os espaços e comprar escrivaninha ou mesa de apoio correta para instalar os equipamentos e materiais de trabalho.

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3 – Organize os espaços

É importante também investir em armários, prateleiras e gavetas para guardar os arquivos e projetos. Outra dica é utilizar caixas para servirem como cestos no home office.

4 – Iluminação

É fundamental que o local de trabalho contem com a melhor iluminação possível para o profissional realizar o seu trabalho, além da iluminação do cômodo é importante investir em luminárias para mesas de trabalho.

Dica bônus: A mesa e a cadeira certa

Acima ressaltamos sobre a necessidade de evitar a adaptação e uma mesa qualquer para o local de trabalho. É importante escolher a mesa com altura e largura certa, que tenha o suporte certo para aguentar a quantidade de equipamentos e instrumentos de trabalho.

A escolha da cadeira também é primordial para evitar problemas de coluna. O profissional pode começar adquirindo a cadeira de secretária e, com o tempo, adquirir cadeiras mais robustas como as cadeiras de executivo ou de jogador de game.

Conclusão

Sabemos que, na maioria dos casos, os profissionais não conseguirão reconstruir um local de trabalho similar ao de uma empresa. Mas, adaptar espaços e cantos no quarto ou na casa já são boas iniciativas para melhorar as condições de trabalho do profissional.

Outro fator importante é pesquisar por móveis leves e baratos e que possam ser montados com facilidade em qualquer local da casa.

Trabalhar em casa nem sempre é fácil em virtude dos compromissos profissionais serem confundidos com as obrigações domésticas, porém a organização do ambiente é necessária para elevar a concentração do profissional que atua em home office.

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