Qual é o valor da comissão do corretor de imóveis?


Qual é o valor da comissão do corretor de imóveis? Sabemos que esse tipo de atividade oferece um tipo de trabalho flexível, possibilidades de ganhos altos, aprendizagem de estratégias de vendas, autonomia e crescimento de carreira para quem decide seguir a carreira de corretor.

Pessoas de diferentes idades e áreas de formação procuram trabalhar nessa área de trabalho e de mercado, não existem limites de ganhos para o corretor desde que ele saiba desenvolver clientela e projeções realistas de mercado.

É um mercado que também lida com diferentes tipos de demandas e de perfis de clientes, com altas e baixas de mercado, mas que sempre oferece diversificação de oportunidades para vendas.

Devemos ressaltar que, com a exceção dos profissionais que atuam por intermédio de empresas corporativas, o corretor não costuma ter salário fixo, sendo a sua renda dependente do total de percentual que ele alcança com a venda de cada tipo de imóvel.

Qual é o valor da comissão do corretor de imóveis?

Em média, segundo dados oficiais do CRECI SP, a comissão média do corretor atuante no mercado de compra e de vendas é de 6%, mas esse percentual pode ser maior dependendo do tipo e valor do imóvel que está sendo negociado.

Verifique as variações a seguir:

– Para o processo de venda, as percentagens podem oscilar entre 6% e 8% para imóveis industriais e urbanos, de 6% a 10% para os imóveis rurais e de 5% para a venda judicial;

– Para o processo de locação de imóveis cada tipo de comissão é correspondente ao valor do aluguel, considerando o primeiro mês ou prestação negociada no contrato. Mas, para as locações fechadas para 90 dias, o valor será de 30% do valor a ser pago.

​Para as atividades referentes à administração e gerenciamento de imóveis, é possível faturar de 8% a 10% sobre o valor de aluguel e demais encargos a serem recebidos, e receber percentuais de 5% a 10% para clientes com carteiras imobiliárias com faturamento acima de R$ 100 mil reais por mês.

Quando o corretor presta serviços para empresas de administração de condomínios, a comissão poderá oscilar de 5% a 10% sobre o valor total arrecadado ou ter como acerto um piso fixo acrescido de outro percentual.

Em muitos casos, as tabelas podem variar de empresa para empresa, porém todas devem pagar o percentual mínimo exigido pela categoria. Para a venda de imóveis, o percentual mínimo deve estar entre 4% a 6%.

Porém, as tabelas podem distinguir valores para imóveis novos e usados. Para imóveis usados ou antigos, os percentuais podem oscilar de 4% a 7%, podendo ser fixada em 6%. Porém, para novos empreendimentos, os imóveis vendidos podem pagar comissão de 4% a 8% dependendo dos valores e perfis de clientes.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Ser autônomo ou contratado

O profissional pode atuar como autônomo ou optar por trabalhar com carteira assinada prestando serviços para uma corretora de médio e grande porte. Porém, caso trabalhe com carteira assinada, segundo as regras da CLT, o que ele ganha como comissão pode não ser considerado como salário, podendo receber um salário fixo e uma comissão a cada venda intermediada.

A base da comissão precisa ser respeitada conforme a tabela do CRECI e da categoria de trabalho. Mas, geralmente, quando o profissional trabalha para uma imobiliária a comissão poderá ser dividida entre o corretor e a imobiliária.

Conclusão

Portanto é importante ressaltar que estamos falando de um mercado amplo e sempre promissor. Apresentamos a média do valor da comissão do corretor de imóveis que pode variar conforme o perfil do cliente e o tipo do imóvel.

O mercado é bastante promissor para quem gosta de trabalhar com vendas e com pessoas de forma orientada e inteligente. Os ganhos são sempre favoráveis, principalmente para o lançamento de novos empreendimentos.

Porém, todas as transações, mesmo envolvendo a venda de imóveis antigos, oferecem grandes oportunidades de ganhos e de consolidação de clientela a médio e longo prazo.

É importante acompanhar a tabela oficial da CRECI e das empresas do setor para aferir os valores e percentuais de forma correta e bem calculada para cada venda e negociação.

Compartilhar: