Qual a diferença entre Corretor de Imóveis e Consultor Imobiliário?


Tendo isso em vista, algumas profissões como Corretor de Imóveis e Consultor imobiliário estão ficando cada vez mais promissoras. Entretanto, algumas dúvidas podem surgir, você já se perguntou qual a diferença entre Corretor de Imóveis e Consultor Imobiliário atualmente?

Com a retomada da economia brasileira no pós-pandemia, o setor da construção civil está mais vivo do que nunca. Com perspectiva de crescimento em 2022 de 3,5%, expectativa que tem crescido a cada trimestre que passa, os números são muito animadores para todos os que trabalham com imóveis em nosso país.

A diferença entre Corretor de Imóveis e Consultor Imobiliário

Nossa página trouxe para você as principais diferenças que existem entre uma profissão e outra, ambas muito promissoras para o atual período que estamos vivendo na economia.

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é o profissional que intermedia todo o processo de compra, venda, locação e permuta de imóveis.

Além disso, ele também auxilia seus clientes em questões burocráticas sensíveis às transações imobiliárias acima, facilitando e dando segurança a quem deseja realizar os negócios sobre imóveis.

O corretor de imóveis funciona como facilitador entre as duas partes na relação jurídica imobiliária, fazendo com que as transações ocorram com muito mais segurança, portanto seu papel é de extrema importância no ramo da construção civil.

Tal profissão é regulada pela Lei 6.530 de 12 de maio de 1978, que dispõe que o exercício da mesma será conferido a quem tenha o certificado de Técnico em Transações Imobiliárias após ter realizado o curso correspondente.

Além disso, o profissional precisa estar registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de sua respectiva unidade federativa.

Qualquer pessoa que trabalhe com isso e não esteja regularmente inscrita no CRECI, poderá estar realizando exercício ilegal da profissão, conforme artigo 47 da Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei 3.688 de 19 de outubro de 1941).

Os ganhos do Corretor de Imóveis geralmente estão atrelados aos valores dos bens que ajuda a comercializar, ganhando comissões em cima de tais montantes, o que muito os motiva a procurarem sempre bons imóveis para poder auxiliar com as transações.

Podemos ver muitos profissionais deste ramo em cidades e estados onde o mercado imobiliário está indo muito bem e dando sinais de reaquecimento.

Alguns exemplos de lugares onde este ramo comercial é muito valorizado são os estados de Santa Catarina e Goiás.

Migmidia - Site para corretores e imobiliáras

Para se ter uma ideia, a cidade de Itajaí, no litoral catarinense, foi o lugar com maior valorização imobiliária no ano de 2021 no Brasil, com a atividade de corretagem de imóveis em pleno crescimento!

E o que faz um consultor imobiliário?

O Consultor Imobiliário tem um papel um pouco diferente do Corretor de Imóveis. Seus serviços estão mais relacionados, como o próprio nome já diz, à consultoria envolvendo questões micro e macroeconômicas a quem deseja investir no ramo imobiliário.

É o consultor imobiliário quem vai estudar, pesquisar e analisar as tendências do mercado imobiliário e características do momento político e socioeconômico de um lugar que possa influenciar tal ramo.

Ou seja, o consultor imobiliário exerce uma função mais estratégica e muito auxilia bancos, construtoras, corretores, incorporadoras e até pessoas físicas a decidirem seus investimentos no mercado.

Com a retomada da economia brasileira no período pós pandemia, os serviços do consultor imobiliário estão sendo cada vez mais requisitados pelos brasileiros, já que, atualmente, as pessoas estão precisando de boas previsões para seus investimentos imobiliários para sempre poderem acertar em suas escolhas!

Ninguém quer perder dinheiro, ainda mais depois do momento que passamos, não é mesmo?

Uma grande diferença entre corretores de imóveis e consultores imobiliários está na exigência de inscrição no CRECI de sua região, sendo apenas os primeiros obrigados a se cadastrar.

Entrentanto, não podemos utilizar da atividade de consultor imobiliário para praticar serviços de corretagem de imóveis, o que é proibido por lei e pode ser considerado exercício ilegal da profissão, portanto, se vir algo assim, denuncie ao CRECI mais próximo de você.

Conclusão

A atividade comercial de imóveis é muito promissora para os profissionais que atuam com ela e é sempre muito importante estarmos atentos às questões pertinentes.

Conseguiu compreender qual a diferença entre Corretor de Imóveis e Consultor Imobiliário? Em nossa página sempre postamos conteúdos fresquinhos sobre o mercado imobiliário para você ficar sempre muito atualizado!

Compartilhar: